Há 15 anos cuidando do Jardim Botânico de Lajeado, servidor diz que ainda tem muito para aprender

No dia do Servidor Público, nesta quarta-feira (28), a reportagem conversou com Ivonio Steiner (63), que há 18 anos trabalha na prefeitura, 15 deles dedicados ao cuidado de plantas.


0
Servidor público, Ivonio Steiner (Foto: Gabriela Hautrive)

No dia do Servidor Público, nesta quarta-feira (28), a reportagem conversou com Ivonio Steiner (63), que há 18 anos trabalha na prefeitura, 15 deles dedicados ao cuidado de plantas. Semear, cuidar e cultivar das plantas, essa é a rotina de seu Ivonio Steiner (63) desde abril de 2005, quando começou a trabalhar no Jardim Botânico de Lajeado. Já são 18 anos como servidor público do município, sendo três atuando no Parque do Imigrante e 15 no Jardim Botânico.

Nesta quarta-feira (28), data em que é celebrado o Dia do Servidor Público no Brasil desde dezembro de 1990, através da Lei 8.112, a reportagem da Rádio Independente conversou com Steiner. Ele conta que não se vê fazendo outra coisa, pois na profissão encontrou sua segunda casa. “Chego de manhã cedo e já sei o que fazer, assim como volto para casa já sabendo o que fazer no dia seguinte”, conta.


OUÇA A REPORTAGEM


 

Steiner cultiva desde a semente até o desenvolvimento das plantas (Foto: Gabriela Hautrive)

A rotina é dedicada aos cuidados e comercialização das plantas. Mesmo com todo conhecimento conquistado ao longo do tempo em que exerce a profissão, Steiner conta que ainda tem muito o que aprender. “Vamos nos aperfeiçoando, conhecendo aos poucos, e até hoje não sei tudo, quero aprender bastante ainda”, relata.

Assim como outros locais, o Jardim Botânico de Lajeado precisou fechar as portas para o público durante um período devido a pandemia, mas agora está aberto novamente. “Com todos os cuidados a entrada está livre agora”, completa.

No local, rodeado por árvores, plantas e pássaros, os visitantes podem conferir de perto o trabalho de Steiner, além das opções de trilhas e paisagens em meio a natureza. “Fizemos a explicação, passamos todas as informações que são necessárias”. Tem até aqueles que vão com objetivo de comprar um tipo de planta e acabam levando outras. “A pessoa quer comprar uma espécie e acaba levando outras que indicamos”. Entre as árvores, o servidor informa que as nativas e as frutíferas estão entre as preferidas da população. “Nesta época de agora nós vendemos 20 e poucas mil mudas”, destaca.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Lajeado está localizado ás margens da ERS-419, no Bairro Moinhos D’Água. É uma área destinada à conservação ambiental com gerencia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A área possui 26 hectares, com árvores, plantas, lago, trilhas e uma cascata.

O Jardim Botânico de Lajeado está localizado ás margens da ERS-419, no Bairro Moinhos D’Água (Foto: Gabriela Hautrive)

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui