“Há indícios do jogo da Baleia Azul no RS”, diz delegado

Segundo Juliano Stobbe, curadores podem responder a homicídio qualificado.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual da Baleia Azul. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automutilação até o suicídio.

Segundo o delegado Juliano Stobbe, titular da Polícia Civil Lajeado, há indícios que há curadores que já fizeram convites para o jogo no Rio Grande do Sul e até na região. “A polícia sofre de deficiências, mas existe em Porto Alegre a delegacia especializada em crimes cibernéticos. Aqui na região, também se faz o acompanhamento via Redes Sociais e recebendo informações da população.”


Ouça a entrevista


Stobbe aconselha que os pais vigiem a vida virtual do adolescente, para verificar também, se ele tem alguma mudança de comportamento. “Este tipo de convite para jogos de alto mutilação e até de suicídio vai continuar acontecendo. Há mídias como o Netflix que até glamorizam essa situação do suicídio. Existem consequências criminais para aqueles que fazem os convites”, afirma o delegado apontando para o fato de que o curador do jogo, como é chamado a pessoa que designa as tarefas, pode responder a homicídio qualificado, se ocorrer o suicídio do “jogador”.

Como funciona

O game funciona como uma espécie de “siga o mestre” – quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas. Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais.

Foto: Divulgação

Tudo começa de maneira “leve” – no início, são delegadas aos jogadores tarefas como assistir a filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e desenhar uma baleia azul em um papel. Com o passar dos dias, os adolescentes chegam a ser desafiados a se pendurarem em lugares altos e se automutilarem, ou até tirarem a própria vida. RG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui