Habilitação de mais leitos UTI Covid no Vale do Taquari depende de uma assinatura

Na noite desta terça-feira (28) não havia leitos deste tipo disponíveis na região.


0
Casa de saúde de Estrela tem sete leitos aguardando liberação (Foto: Arquivo/ Divulgação)

Dos 23 leitos de UTI Covid que o Vale do Taquari tem no momento para atender a sua população, apenas 13 estão habilitados e recebem recursos do Ministério da Saúde. Há um movimento do governo do Rio Grande do Sul para garantir o reconhecimento dos demais, o que pode aumentar o número de espaços na região.

São duas casas de saúde no Vale com vagas de UTI Covid. No Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, há dez leitos reconhecidos pelo governo federal. Porém, a casa de saúde estaria utilizando mais três leitos, mesmo que ainda não habilitados pela União, conforme o secretário da Saúde de Lajeado, Cláudio Klein. A diária, de R$ 1,6 mil, seria paga através de um remanejamento de recursos pagos à Prefeitura.

Conforme antecipou o Grupo Independente na segunda-feira (27), no Hospital Estrela há dez leitos prontos, contudo, apenas três são utilizados. A ocupação no momento é total, com pacientes de Arroio do Meio e Estrela. Conforme a direção, resta a habilitação para que os espaços, que já estão prontos, possam ser ocupados.

O pedido ao Ministério da Saúde foi feito em março, sendo que as estruturas ficaram prontas depois. Ou seja, a casa de saúde de Estrela encaminhou o processo de habilitação porque as adequações já estavam sendo feitas na estrutura.

Mobilização

Diante da divulgação, a assessora na Casa Civil do governo gaúcho, Mareli Vogel, que é de Teutônia, acionou o coordenador Regional da Saúde, Edegar Cerbaro, que responde pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (16ª CRS), com sede em Lajeado. Esta terça-feira (28), segundo ambos, foi um dia de contatos com Brasília.

Na tarde desta terça, segundo Mareli, restava a assinatura do setor financeiro do Ministério da Saúde para que os leitos fossem habilitados e custeados. Cerbaro espera que a publicação ocorra o quanto antes. “Quem sabe na edição do Diário Oficial de amanhã. A minuta da habilitação já está pronta”, disse.

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) foi convocada a participar do movimento de pressão sob o governo federal, conforme Cerbaro. O presidente da Amvat, Marcos Martini, prefeito de Nova Bréscia, foi informado acerca da situação.

Ocupação atual

Às 21h desta terça-feira não havia leitos de UTI Covid disponíveis no Vale do Taquari. Os três de Estrela e os 13 de Lajeado estavam ocupados. A Prefeitura de Lajeado e o HBB trabalham para ampliar o seu número, passando para 15 leitos – o que ainda dependerá de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

As informações do Hospital de Lajeado, como número de leitos habilitados, são do secretário da saúde. A reportagem fez contato com a casa de saúde e teve como retorno que os questionamentos serão respondidos ao meio-dia de quarta-feira (29).

Há mais leitos além de UTI para a Covid-19 na região. No Hospital Estrela há outros 15 leitos na Unidade de Internação. Na segunda-feira havia três pessoas no setor.

Já no HBB, conforme publicação em seu site, são mais 34 de Internação Covid (com 24 pessoas na noite de terça-feira) e cinco de Observação (todos liberados). Ao todo, o hospital de Lajeado tem 52 leitos, que foram incrementados nas últimas horas. Na segunda eram 38. Houve acréscimo no espaço de Internação. O próximo passo, se necessário, será a expansão de mais 40 leitos no Centro Clínico Univates.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui