Haitiano, que mora há cinco anos no Brasil, fala da saudade que sente da esposa e do filho

"Sinto muita saudade da minha esposa e do meu filho de oito anos, mas não posso voltar", relata Jean Alexandre


0
Haitiano Jean Alexandre (34) (Foto: Joel Alves)

Morando no Brasil há cinco anos, Jean Alexandre (34) veio em busca de oportunidades que não lhe eram oferecidas no Haiti. Aqui ele encontrou segurança, trabalho, assistência médica e esperança quanto ao futuro, coisas não encontradas em seu país de origem.

Mas para ter tudo isso, Alexandre paga um preço. “O Brasil é muito bom. No Haiti, se quisermos atendimento médico, nós pagamos, não existe escola gratuita e não têm emprego. Mas aqui me sinto muito sozinho”, fala Alexandre.


ouça a reportagem


 

No Haiti, Alexandre deixou os pais, esposa e um filho de oito anos, que está tentando trazê-los, mas o governo haitianos não está permitindo a saída de seus habitantes. Além disso, o valor da passagem é alto para ele pagar sozinho, custa cerca de R$ 6.000 por pessoa.

“Todos os dias penso na minha esposa e no meu filho, mas sei que se eu voltar não teremos esperança de um dia termos uma vida melhor”, diz ele.

Jean Alexandre veio para o Brasil com suas duas irmãs. Uma mora em Lajeado e a outra em Porto Alegre. Todos trabalham em frigorífico de aves, e o encontro dos irmãos acontece uma vez por ano quando pegam férias das empresas em que trabalham.

Veja a entrevista em vídeo

Vídeo: Joel Alves

Texto: Joel Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui