HBB amplia para 13 o número de leitos de UTI Covid-19

Até esta segunda-feira eram oito leitos. Atualmente  62% da capacidade está sendo ocupada.


0
(Foto: Ilustração/ Arquivo/HBB/ Divulgação)

Desde esta terça-feira (21), o Hospital Bruno Born, de Lajeado, conta com 13 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) específicos para atendimentos de pacientes que estejam com Covid-19 ou suspeita da doença. Isso representa um aumento de 62,5% em relação à capacidade disponível até então que era de oito. Quando começaram os atendimentos pela pandemia, eram seis leitos de UTI Covid-19. Com os 13 atuais, se atingiu o limite de capacidade de leitos de UTI para tratamento o tratamento neste espaço, criado próximo ao pronto-socorro.

No seu segundo andar, o hospital conta ainda com outros 20 leitos de UTI adulto geral e dez de UTI pediátrica e neonatal para outras enfermidades. Caso necessário, dez leitos da UTI adulto serão isolados e transformados em leitos de UTI Covid-19.

Também nesta terça-feira houve o aumento de uma pessoa internada nesta área, já que até esta segunda eram sete pessoas internadas e oito leitos disponíveis. Desta forma, hoje 62% da sua capacidade está ocupada, com cinco casos confirmados e três suspeitos e que aguardam resultado de exames. Este número é o novo recorde de ocupação na maior casa hospitalar do Vale do Taquari.

Na internação Covid-19, onde ficam as pessoas em estado estável, quatro dos 11 leitos estavam ocupados na tarde desta terça (três casos suspeitos e um confirmado). E na observação, os cinco leitos disponíveis estavam ocupados por casos suspeitos (confira na tabela). Com os novos cinco leitos de UTI, a capacidade de leitos na ala Covid-19 do HBB aumentou de 24 para 29. Na tarde desta terça, 17 destes leitos ( 11 casos suspeitos e seis confirmados) estavam ocupados, o que representa 59% da capacidade.

Dados do HBB ( Foto: Reprodução/HBB)

No Total o HBB poderá ter 63 leitos para pacientes de Covid-19 (13 de UTI e os demais de internação e observação).  Outros 40 leitos poderão ser disponibilizados pela Univates, em caso de necessidade, o que daria cerca de 100 leitos para tratar casos de coronavírus.

Até a tarde desta terça-feira, Lajeado tinha 26 casos confirmados de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde . Desses 14 já estão curados. Há ainda um caso confirmado por laboratório particular já confirmado pela Prefeitura de Lajeado, mas ainda não contabilizado pelo Estado. Segundo a Administração Municipal  outros seis casos aguardam resultado de exame.  No vale do Taquari são 50 pessoas que já testaram positivo para a doença, sendo 23 já recuperados.

Texto: Ricardo Sander/ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui