HBB conclui primeira etapa de melhorias no setor de Emergência

Segunda parte da reforma inicia nos próximos dias e deve ser finalizada até novembro


0
Foto: Artur Dullius e Joel Alves

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, apresentou na manhã desta quinta-feira (5) as reformas que estão sendo realizadas no setor de Emergência. A primeira etapa da obra teve início no final do ano passado e foi concluída no mês de agosto. Além da equipe diretiva da casa, o evento contou com a presença do Prefeito, Marcelo Caumo, de vereadores do município e demais autoridades ligadas à instituição.

Segundo o diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel, o setor possui uma área total de 792 m². Nesta primeira etapa foram remodelados o espaço de atendimento com triagem, os consultórios médicos e a sala de gesso. Com as melhorias, o espaço passa a abrigar ainda uma sala de monitoramento com 100 câmeras, que permite acompanhar a movimentação em toda estrutura do hospital, um leito de isolamento, três de psiquiatria e um ambiente isolado para o atendimento infantil.


ouça a reportagem 


 

“Antes as crianças não tinham um local isolado dentro da emergência. Esta observação também está equipada como uma UTI pediátrica. Ela tem todos os equipamentos para dar estabilidade às crianças enquanto que a gente está negociando, com o Ministério da Saúde, a abertura da nova UTI pediátrica”, explica. Além disso, o hospital também alterou a saída dos óbitos, que não será mais pelo acesso dos pacientes, mas sim pela parte do antigo prédio do Hospital São Roque.

A segunda etapa da reforma deve iniciar nos próximos dias e a previsão é que seja concluída até o final do mês de novembro. Nesta fase, serão reformados os acessos das ambulâncias, a sala de observação (que terá espaço para dez leitos) e a sala de pacientes críticos (que será equipada com sete leitos de UTI, sendo dois de isolamento.

“Vem a parte mais importante da emergência, que é onde se tratam realmente os pacientes muito graves. Com essa reforma, vamos ter a condição de receber duas ambulâncias simultaneamente, assim como um espaço para fazer a troca das macas. Antes eles entravam com as próprias macas das ambulâncias para a emergência e as salas críticas. Vamos ter também duas salas de intervenção, que é como se fosse um bloco cirúrgico, para aqueles pacientes que precisam de algum tipo de intervenção imediata em razão da gravidade”, conta Dickel.

A reforma conta com o apoio da Administração Municipal e prevê um investimento de R$ 800 mil. De acordo com o diretor executivo do HBB, ela irá permitir a informatização da estrutura e a otimização do fluxo. “Os valores foram custeados pelo município de Lajeado. Além disso, vão ser utilizados os equipamentos que a prefeitura comprou para nós durante o período da Covid-19. Os respiradores, os equipamentos de alto fluxo e as camas vem tudo para dentro desta reforma. Também tivemos a participação de dois empresários da cidade, que cederam o piso e a argamassa”, conclui Cristiano.

Veja mais imagens das novas instalações

Vídeos: Artur Dullius

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui