HBB desativa três leitos de UTI Covid-19

Estimativa inicial era reduzir oito. Nesta sexta-feira, nove dos 15 leitos disponíveis estavam ocupados.


0
Foto: Reprodução / Arquivo

O Hospital Bruno Born (HBB) desativou três leitos de UTI Covid-19 nesta quinta-feira (28). A previsão inicial, conforme informação divulgada pela diretoria do HBB em coletiva na última segunda-feira (25), era a desativação de oito leitos por conta do baixo número de internações das últimas semanas. O hospital lajeadense registrou novas internações na UTI Covid-19 ao longo da semana, passando das sete internações na segunda, para nove, às 21h desta sexta-feira (29).

Conforme o oncologista Rafael Seewald, assessor técnico da diretoria do HBB, a redução de três e não de oito leitos não teve relação com o número de pacientes internados “pois a capacidade máxima ainda não foi atingida”. Ele informa que foram desativados três leitos nesse primeiro momento pois foi o número de leitos necessários na UTI adulto para a realização de cirurgias eletivas.

Desta forma, o número de leitos de UTI Covid-19 baixou de 18 para 15 e está com 60% da capacidade ocupada. Se tivesse sido desativados os oito leitos, na noite de sexta-feira, haveria apenas um leito de UTI Covid-19 disponível.

Os três leitos Covid que foram transformados em UTI geral, caso necessário, poderão voltar a atender a demanda de coronavírus. Rafael Seewald explica que as adaptações poderão se constantes. “Esse processo é dinâmico e estamos acompanhando em tempo real. A medida que precisarmos de mais leitos na UTI adulto serão fechados leitos da UTI Covid. Conforme necessidade, o inverso será feito, ou seja, fechamento de leitos UTI adulto e abertura de leitos Covid”, explica.

Na noite desta sexta-feira, o HBB contava com 15 leitos de UTI geral e 15 leitos específicos para Covid-19, totalizando 30 unidades. O HBB possui apenas dez leitos de UTI Covid-19 habilitados pelo Ministério da Saúde para Covid. Os demais foram um esforço entre hospital, que providenciou a organização estrutural, a prefeitura e entidades de Lajeado, que auxiliam com os custos das diárias.

15 leitos de internação Covid-19 desativados

A redução prevista na área de internação Covid-19 se confirmou. Houve diminuição de 15 leitos, passando de 35 para 20. Na noite desta sexta, apenas três (15%) estavam ocupados. Os dez leitos de observação Covid-19 foram mantidos e estavam todos disponíveis nesta sexta. No total, eram 12 pessoas internadas para 45 leitos (27%).

Outras quatro pessoas estão internadas em UTI Covid-19 na região

Na noite desta sexta-feira apenas dois dos dez leitos de UTI Covid-19 do Hospital Estrela estavam ocupados (20%). Já no Hospital Santa Terezinha, de Encantado, que inaugurou cinco leitos na última sexta (22), tinha dois pacientes internados (40%). Desta forma o Vale do Taquari, possuía 13 de 35 leitos de UTI Covid-19 ocupados (37%).

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui