HBB homenageia a enfermeira Maria Beatriz Rota

Aposentando-se com 34 anos de “casa”, é a enfermeira que mais tempo atuou na função no hospital.


1
Foto: Arquivo / Divulgação

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, presta nesta sexta-feira homenagem à enfermeira Maria Beatriz Rota (61), que, por 34 anos, trabalhou na instituição. Ao aposentar-se, “Bea”, como é mais conhecida, é a enfermeira que mais tempo ocupou a função no hospital. Ela foi a sexta enfermeira a ser contratada desde a inauguração da casa de saúde, e a segunda a ser contratada efetivamente para a função.

Um café da manhã surpresa foi servido para a profissional, que, na companhia de colegas de setor e de membros da direção, também recebeu uma placa de homenagem pelos anos de serviço dedicados ao HBB.

Trabalhando desde 2 de janeiro de 1987, Bea atuou em vários setores da instituição. Entre eles UTI pediátrica, UTI adulto e H5 (internação clínica), onde permaneceu por mais tempo e onde marcou sua trajetória pelo humanismo. Nos últimos anos, atuou no H6 (internação Convênios) e, durante a epidemia por coronavírus, auxiliou na área administrativa, junto ao serviço de qualidade do hospital.

“Contar com uma profissional da qualidade da Bea, por tantos anos, foi um orgulho para nossa instituição. Merecidamente ela irá descansar a partir de agora, mas todos aqui sentiremos sua falta. É um modelo de profissional, de pessoa, e temos certeza que seu legado servirá de exemplo para os profissionais que a conheceram e para quem ainda irá trabalhar conosco”, enaltece o diretor-executivo Cristiano Dickel.

Depoimentos de colegas:

“A enfermeira Beatriz é uma profissional qualificada e tem como grande diferencial trabalhar com empatia: ela sempre se coloca no lugar do outro. Cuida dos seus pacientes com amor, tocando o coração e acalentando quem precisa. Uma comprovação deste diferencial são os inúmeros pacientes que, ao chegar para internação, pedem para ficar no “setor da Bea”. Famílias inteiras passaram pelo atendimento diferenciado. Ela desempenhou com maestria a arte de cuidar do próximo, e deixará uma lacuna na equipe assistencial desta instituição. Ficaremos com o legado de mantermos este diferencial nos atendimentos.”

Lidiane Stole, gerente Assistencial

“A Bea, como é carinhosamente chamada, é uma profissional e, acima de tudo, um ser humano diferenciado. Sentiremos muita falta dela nos nossos dias, da escuta qualificada, da empatia, do olho no olho, da atenção que ela dispensa a todos, colegas, pacientes e familiares. Também entendemos que ela precisa trilhar outros caminhos, pois, durante 34 anos, dispensou cuidados aos pacientes do hospital e nunca reclamou da distância – como reside em Roca Sales, vinha todo dia a Lajeado para trabalhar. É um exemplo para as próximas gerações. Bea: mesmo distante fisicamente, que teu olho continue brilhando por nós (HBB) com a mesma intensidade de sempre. Até breve.”

Giseli Farinhas, gerente de Recursos Humanos

“Trabalhar com você foi uma escola: pessoa simples e educadora nata, partilha conhecimentos como ninguém, sempre com uma palavra de conforto e motivação. Foram anos trabalhando juntas, grandes histórias, uma amizade sincera, que ficará sempre viva. Obrigada por ter contribuído de forma atuante no conhecimento que adquiri na minha história profissional. Tenho certeza que falo por mim e por muitos colegas. O seu “só um pouquinho” vai deixar saudade. Um grande abraço e muito obrigada por tudo.”

Heloísa Centena

“Em todas as áreas existem bons profissionais, que executam suas tarefas com responsabilidade e eficiência. Mas há aqueles que, além disso, adicionam dedicação, afeto e paixão. Estes vivem intensamente o que fazem, porque o fazem com amor. Eles marcam profundamente sua passagem e jamais são esquecidos.”

Dr Hélio Fernandes

“Querida Beatriz: nossa história de amigos e colegas tem 24 anos, e te confesso que tenho saudades de quando passava plantão a você pela manhã, sempre sorrindo, com esse coração enorme, sincero e leal. Falo de coração: você ficará como uma amiga, uma mestre e uma colega inesquecível. Aprendemos juntos, crescemos juntos (com sofrimento, você sabe). Porém hoje nos tornamos mais maduros e mais sábios. Tivemos ganhos e perdas, quedas e vitórias. Beijos no teu coração.”

Enfermeiro Marconi Benetti

“Bea, minha parceira de todas as manhãs, a primeira estar na fila do relógio-ponto, sempre com um sorriso nos esperando e dizendo bom dia! A passagem de plantão sempre nos mínimos detalhes. E, lá pelas tantas, “Deixa eu te explicar, só um pouquinho!” Sem contar a ótima profissional impecável que sempre foi, com um coração enorme! Sei que para ti vai ser difícil se afastar da família HBB, mas pode ter certeza que sempre será lembrada! Será a Florence do HBB, pelo teu exemplo de profissional, com um caráter impressionante! Espero que seja feliz nesta nova caminhada e saiba que sempre estará no meu coração. Um grande abraço.

Juçara Laste

“Maria Beatriz, a nossa tão querida “Bea”, pessoa de uma generosidade inexplicável, amada por todos, colegas, pacientes, familiares, sempre humana em seu trabalho, preocupada com o próximo. Pessoa de um conhecimento imenso que contribui com seus ensinamentos para dezenas de enfermeiros, sempre disposta a ensinar e ajudar, grande amiga, sempre com uma palavra de incentivo e carinho. Sentirei muito sua falta.” Patrícia Damian Miotto. AI/RC

1 comentário

  1. homenagem mais do que merecida, pessoa magnifica com um grande amor ao próximo e de generosidade inesplicável. Não existe palavras para definir esta pessoa que irá fazer muita falta a esta entidade e a população em geral que é atendida neste hospital. Além de seu conhecimento na área e sempre procurando saber mais para ajudar o seu próximo. Tenho carinho especial por e sua família que possui as mesmas qualidades. Te amo de coração minha querida amiga, agora .vamos nos encontar mais vezes e nos abraçar , .quando tudo isso passar. Sei que vai continuar teu trabalho de conforto e carinho para a comunidade. Um grande abraço de minha família Rose, Carlos, Carla Diego e João Pedro. conte sempre comigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui