HBB inicia realização de mil testes de Covid-19 em troca de doação de alimentos não perecíveis

Os exames foram iniciados na tarde desta quinta-feira (1º), após quatro dias de agendamento e fechamento da lista na terça-feira.


0
Foto: HBB / Divulgação

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, começou a realização de mil testes de Covid-19 em troca de doações de alimentos não perecíveis. Uma parte será doada a instituições e outra ficará com o hospital, para a sua manutenção.

A campanha foi iniciada na tarde desta quinta-feira (1º), após quatro dias de agendamento prévio. A lista com as mil pessoas foi fechada na terça-feira. A oportunidade foi aberta a toda a comunidade regional, e os mil primeiros a se inscreverem ganharam o teste.

Os diagnósticos serão realizados no ambulatório da casa de saúde, seguindo-se todos os protocolos de segurança sanitária. Serão quatro pessoas por vez, em turnos de 15 minutos. Conforme o médico infectologista do HBB, Guilherme de Campos Domingues, a testagem deve se estender durante todo o mês de outubro.


ouça a entrevista

 


Devem ser realizados cerca de 100 testes por turnos, com um intervalo entre eles na semana para evitar aglomerações, ressalta o médico. Campos Domingues explica que os diagnósticos serão efetuados por meio de testes sorológicos (exame de sangue). O profissional diz que não há previsão de nova campanha de testagem pelo hospital.

“Todos os positivos serão relatados para a Vigilância Epidemiológica, para que sejam contabilizados como casos Covid pelo município”, diz.

Para o médico, atualmente é um “período bem mais tranquilo com relação às internações” no Hospital Bruno Born por coronavírus. “Muito melhor do que três, quatro semanas atrás”, destaca. Atualmente, Lajeado tem cerca de 100 casos ativos monitorados pelas equipes de saúde. Campos Domingues diz que o número elevado diz respeito à maior oferta de exames RT-PCR na rede pública.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui