HBB realiza simulado de incêndio semelhante ao sinistro no Hospital Badim

Ação durou 12 minutos e envolveu cerca de 80 pessoas


0
Simulação durou 12 minutos (Foto: Caroline Silva)

Na tarde desta quinta-feira (29) o Hospital Bruno Born (HBB) realizou o simulado de um incêndio. A ação envolveu cerca de 80 pessoas entre atores, brigadistas e demais funcionários da instituição. A simulação acontece anualmente, e neste ano foi semelhante ao sinistro ocorrido no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, provocado por um curto-circuito no gerador de um dos prédios.


ouça a reportagem


O engenheiro de segurança do trabalho do HBB, Jônata Dall’Oglio Stacke, conta que foram dois meses de preparação para o simulado. “É algo bem complexo, e dessa vez prevemos uma situação que já ocorreu em outro hospital, e isso envolve várias particularidades”.

Engenheiro de segurança do trabalho do HBB, Jônata Dall’Oglio Stacke (Foto: Caroline Silva)

A ação está prevista no plano de emergências do HBB e dessa vez contou com a participação do Corpo de Bombeiros de Lajeado. “Neste ano contamos com os bombeiros para ir aprimorando nossos simulados e tornar cada vez mais perto da realidade”, explica o engenheiro. Além disso, houve divulgação interna e orientação para pacientes e funcionários sobre a ação.

A simulação estava prevista para durar cerca de 45 minutos, mas o tempo total foi de apenas 12 minutos. O alarme de incêndio foi acionado às 16h03 e o Corpo de Bombeiros chegou em três minutos após o chamado. O sargento Oliveira destaca que a rapidez só foi possível porque o trânsito de Lajeado tem colaborado. “Há oito anos atrás não era assim, mas hoje a gente consegue ser ágil porque as pessoas colaboram”, diz.

Texto: Caroline Silva

jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui