HBB volta a ter 100% de ocupação nos leitos da UTI Covid

Todos os dez leitos têm pacientes, sendo a metade deles com suspeita e a outra com confirmação para a doença.


0
Em maio eram 18 leitos na casa de saúde, que foram reduzidos por conta de queda na demanda (Foto: Divulgação/HBB)

A UTI Covid do Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, voltou a ter ocupação máxima na tarde deste sábado (15). Por volta das 18h todos os dez espaços estavam sendo utilizados. Eram cinco de pacientes com suspeita para a doença e cinco com teste positivo. No mesmo horário da sexta-feira (14) eram nove pessoas na UTI Covid da casa de saúde.

Também há leitos de Internação Covid no HBB, com nove de 20 leitos ocupados (45%), e de Observação, com três pessoas (30%). Se somados todos os leitos à disposição no hospital estão ocupados 22 de 40, ou seja, 55%.

Leitos de UTI no Vale

Dos 65 leitos de UTI nos hospitais do Vale do Taquari, 43 estavam ocupados na tarde deste sábado, ou seja, 66,1%. Vinte e seis das 43 pessoas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão em espaços Covid-19. São dez com suspeita e 16 com confirmação. Outras 17 estão em UTI normal, sem ligação com a doença.

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem 30 leitos de UTI, sendo 22 ocupados (73,3%). São dez pacientes na UTI Covid e 12 na UTI Adulta. O Hospital Estrela, em Estrela, dispõe de 20 leitos de UTI, sendo que 13 estão ocupados (65%). São oito na UTI Covid – dois com suspeita e os demais seis confirmados – e cinco na UTI Adulta.

O Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, tem cinco leitos de UTI. Há quatro pessoas ocupando leito Covid, sendo duas com suspeita e duas com confirmação para o novo coronavírus, representando 80% da capacidade.

Já o Hospital de Caridade São José, de Taquari, tem quatro internados na UTI Covid. Três deles com confirmação da doença (75%) e um (25%) com suspeita de contaminação pelo vírus. São dez leitos em Taquari, ou seja, a ocupação na casa de saúde é de 40%.

No Rio Grande do Sul a ocupação de leitos era de 76,6%. Dos 2.481 disponíveis, 1.901 estavam ocupados. A macrorregião dos Vales, que tem 145 leitos à disposição, apresentava ocupação de 62,8%, com 91 em uso. O grupo conta com as regiões de Cachoeira do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul. São 48 em espaços Covid e 43 em UTI Adulto.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui