Hique Gomez é atração no Festival do Livro do Colégio Gustavo Adolfo

Evento ocorre entre 5 e 16 de julho com atrações online para a comunidade


0
Foto: Divulgação

A atração de abertura oficial do 19º Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo é o violinista, compositor, escritor e humorista gaúcho Hique Gomez (62). O festival ocorrerá entre 5 e 16 de julho, com atividades online para a comunidade em geral. Estudantes acompanharão ações híbridas, que fazem parte da programação, em sala de aula.

O tema do evento é “O mundo em transformação”, dando origem ao título: “Do clássico ao contemporâneo: o mundo ressignificado”. Conforme a coordenadora pedagógica do GA e integrante da comissão organizadora do festival, Deliene Kotz, o assunto escolhido para nortear o evento reflete sobre as transformações no mundo e o impacto disso também na leitura.

“Nós passamos por diversas transformações ao longo do tempo, que nos fazem enxergar as histórias com outros olhos. Nosso grupo de organização do evento passou a refletir sobre como seriam muitos dos livros clássicos, atualmente, quais os direcionamentos e comportamentos que seriam diferentes. Dessa forma, tanto os clássicos literários quanto a ressignificação do mundo norteiam o nosso festival”, explica ela.

Na segunda-feira (5), às 19h, será possível acompanhar o Talk Show “Arte e Literatura”, com Hique Gomez, através do YouTube e do Facebook do colégio. A conversa será mediada pelo professor de Artes do GA, Pablo Capalonga.

“A escolha de Hique Gomez como âncora do evento se dá pela relevância do seu trabalho no cenário da arte e da cultura do RS. Hique é um artista múltiplo. A abertura do festival se dará com a presença do autor contando e falando sobre sua obra, o ato de escrever, a importância da arte e da literatura nas nossas vidas e sua trajetória como artista. E claro, ele também irá cantar. Com certeza é um momento imperdível”, comenta o professor.

Hique Gomez

Hique Gomez e seu parceiro de cena Nico Nicolaiewsky, falecido em 2014, desfilaram pelos palcos do Rio Grande do Sul e do Brasil por 30 anos com o inesquecível espetáculo “Tangos & Tragédias”. Em 2019, ele lançou o livro “Hique Gomez: para além da Sbornia”.

Programação do Festival do Livro

Todas as atividades abertas à comunidade poderão ser acompanhadas pelo Facebook e pelo YouTube.

Estão confirmados também os seguintes convidados e atrações:

  • Bate-papo com a Doutora em Teoria da Literatura, Rosane Maria Cardoso;
  • Oficina Escrita Criativa com Rosiene Haetinger e Gisele da Gama Melo; 
  • Bate-papo: Por que ler os clássicos? A leitura como ato político e transgressor, com Jéferson Tenório;
  • Bate-papo com o Escritor César Obeid;
  • Bate-papo sobre o processo de escrita do texto e da poesia, com Álvaro Santi;
  • Bate-papo com a Escritora Telma Guimarães;
  • Bate-papo com a Escritora Ana Cecília Togni, da Academia Literária do Vale do Taquari;
  • Contação de história com Léia Cassol e Rosane Castro;
  • Apresentação Musical com Thiago Di Luca – Compositor e Educador Musical. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui