Histórias educativas contadas no formato híbrido marcam o primeiro dia da Feira do Livro em Lajeado

No final de semana, dias 16 e 17, acontecem atividades de forma presencial no Parque Professor Theobaldo Dick


0
História chamada de “Lobinho e a Porta”, de Silvana Rando foi contada na manhã desta quarta-feira Foto: Gabriela Hautrive)

Lançada no dia 30 de setembro, a 15ª edição da Feira do Livro de Lajeado tem seu primeiro dia de programação nesta quarta-feira (13) e se estenderá com atividades até o próximo domingo (17). Neste ano, a patrona da feira é a escritora e professora Ana Cecília Togni, mais conhecida como tia Chica. A programação começou por volta das 8h30 com o evento online: “Pílulas Literárias das Escolas de Lajeado”, seguido de live com histórias para brincar, com a escritora Léia Cassol, para crianças da educação infantil e séries iniciais. A partir das 10h, um evento presencial na Biblioteca Pública de Lajeado, reuniu alunos da Escola Fernandes Vieira para uma contação de história chamada de “Lobinho e a Porta”, de Silvana Rando, interpretada pela servidora Marcia Oliveira Lima.


OUÇA A REPORTAGEM 


Encontro reuniu alunos da Escola Fernandes Vieira (Foto: Gabriela Hautrive)
História foi interpretada pela servidora Marcia Oliveira Lima (Foto: Gabriela Hautrive)

Após a encenação com propósito educativo, as crianças participaram de um teatro que falava sobre as “palavrinhas mágicas”: muito obrigado, gentileza, por favor e etc. Segundo a bibliotecária, Marcia, receber a primeira turma para o encontro foi uma alegria muito grande, já que no ano passado, por conta de restrições mais rigorosas devido a pandemia, não foi possível realizar nenhum evento presencial. “Foi muito importante, tanto para a escola, como para biblioteca esse momento de integração, é um livro muito legal, porque ele é divertido”, relata.

Os ensinamentos contados através de uma história ajudam os alunos a conviverem em sala de aula de uma forma mais amigável, avalia Marcia. “A gente fez uma interação teatral depois, encenando a historinha depois com a participação das crianças, e eles levaram para casa um marcador de livro da porta, onde já constam as palavrinhas mágicas para eles trabalharem em sala de aula e fazerem a pintura da porta”. A grande sacada do conto foi passar aos alunos a mensagem de que pessoas educadas e gentis podem abrir portas de oportunidades na vida. “A gente vai aprendendo a fazer a mediação da história, apresentar ela de maneira interessante, e é muito importante que os alunos entendam que o livro contém as histórias, os personagens e ali dentro eles vão descobrir um novo mundo”.

De 13 a 15 de outubro, as atividades serão realizadas on-line, com pílulas literárias. Já nos dias 16 e 17, por tanto sábado e domingo, acontece uma atividade de forma presencial, no Parque Professor Theobaldo Dick, com espetáculos e a comercialização de livros. Na parte da tarde, a programação segue com leitura de poemas com o Sesc Lajeado; oficina de dobradura no formato presencial na Biblioteca da Univates, para alunos de 5 a 6 anos; contação de história com a Tia Chica; live com Léia Cassol, momento Literário da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e às 19h30 grupo de leitura Terceira Margem na Biblioteca da Univates.

Programação para quinta-feira (14)

8h30 – Pílulas Literárias das Escolas de Lajeado;
9h – Live Jardim de Antonieta com a escritora Rosane Castro (educação infantil);
10h -Apresentação literária com a escritora Valquíria Cardoso (anos iniciais);
14h – Leitura de poemas com o Sesc Lajeado;
14h – Oficina de dobradura (presencial na Biblioteca da Univates – alunos de 5 a 6 anos);
14h – Apresentação literária com a escritora Valquíria Cardoso (anos iniciais);
15h – Live Jardim de Antonieta com a escritora Rosane Castro (educação infantil);
15h – Contação de história “Lobinho e a Porta”, de Silvana Rando pela servidora da Biblioteca Marcia Oliveira Lima (presencial na Biblioteca Pública para anos iniciais);
18h – Momento Literário da Alivat;
19h30 – Live com o escritor e poeta Allan Dias Castro com mediação de Ney Arruda Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui