Homem diz que matou cães por estarem doentes, em Teutônia

Capitã da Brigada Militar afirma que justificativa não exclui crueldade.


0
Capitã Carmine Brescovit (Foto: Arquivo Pessoal)

Por volta das 17h30 deste sábado (28), a Brigada Militar foi acionada para atender ocorrência de maus-tratos contra animais no Bairro Centro Administrativo, em Teutônia. No local informado, os militares encontraram o suspeito, que havia acabado de matar seus três cães a golpes de machado. “Os policias encontraram dois cachorros já mortos e um agonizando, todos de porte médio a grande e de raça indefinida. O autor do crime estava lá e com ele, o machado usado no ato”, comenta a comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar de Teutônia, a capitã Carmine Brescovit.

Conforme a comandante, o homem de 53 anos de idade, que aparentava estar sob efeito de bebidas alcoólicas, ainda tentou justificar o ato. “De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, ele apresentava visíveis sinais de embriaguez. Aos brigadianos, ele disse que matou os cães porque eles estavam doentes, e morreriam de qualquer forma.”

Por outro lado, a capitã frisa que o fato dos cachorros estarem ou não com alguma enfermidade, não exime o autor do crime de crueldade contra animais. “Quem pode dizer se os cães estavam doentes ou não é um médico veterinário. Caso precisassem ser sacrificados, existem outros métodos, como a eutanásia, que não causa sofrimento aos animais. Por tanto, essa justificativa não exclui a crueldade da ação”, esclarece Carmine.

O homem foi levado pela Brigada Militar para a Delegacia de Polícia Civil de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado, onde foi atuado em flagrante pelo crime de maus tratos a animais. Ele chegou a ser recolhido ao presídio, mas por intermédio de seus advogados, obteve um habeas corpus concedido pelo poder judiciário e foi liberado na noite do domingo (29). Ele vai guardar a conclusão do inquérito em liberdade. A pena para o crime de crueldade contra animais pode chegar a cinco anos de reclusão. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui