Homenagem à Tia Chica e lançamentos de livros de escritores da região marcam o início das atividades presenciais da 15ª Feira do Livro de Lajeado

Edição do evento deste ano tem como tema central "Faça do seu dia poesia”. Feira encerra neste domingo (17)


1

 

 

Após quase dois anos, a manhã deste sábado (16) foi marcada pela retomada das atividades presenciais da Feira do Livro de Lajeado. A 15ª edição do evento tem como tema central “Faça do seu dia poesia”, em alusão ao Dia do Poeta e Dia Nacional da Poesia, celebrados no mês de outubro, e está sendo realizado no formato híbrido, mesclando atividades presenciais e virtuais.

Mesmo com uma garoa fina, dezenas de pessoas se deslocaram até o Parque dos Dick para prestigiar as atividades. A abertura ocorreu às 10h, com a cerimônia oficial. Após, Ana Cecília Togni, a Tia Chica, patrona desta edição, fez o seu pronunciamento. Em seu discurso a escritora destacou os diferentes estilos de escrita e enalteceu os escritores da região. “Escrever é um ato de amor. Cada escritor escreve de uma forma diferente e a escrita nos possibilita infinitas possibilidades. O Vale do Taquari é pródigo nisso, tanto que a nossa academia tem 40 cadeiras, e quase todas elas preenchidas”.

Por fim, a Tia Chica deixou sua mensagem reflexiva. “Ler é muito bom, faz a gente viajar sem sair do lugar. Escrever é especial, pois solidifica a palavra e enternece o coração.” Após sua fala, a escritora ainda recebeu uma homenagem da vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher e da gerente do Sesc, Betina Duraysk.

O presidente da Associação de Literatura do Vale do Taquari (Alivat), Deolí Gräff também utilizou o microfone para agradecer a oportunidade de estar à frente da associação. “Para mim é uma honra muito grande estar aqui para representar os escritores aqui do Vale do Taquari. A Feira não tem só um âmbito municipal, ela atinge toda a região, isso fica comprovado com o lançamento dos escritores daqui”, destacou.

Amante da leitura

Apaixonado pela leitura, o lajeadense Leo Katz (66) foi uma das pessoas a prestigiar o evento. Para ele, o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento das pessoas. “Mostrar os livros, e todos os serviços que a leitura proporciona é muito importante. A pessoa que não lê, não procura e não cultiva o hábito da leitura vai continuar ganhando um salário mínimo. Ler é muito importante, imprescindível. Na minha opinião deveríamos fazer mais, deveríamos juntar as crianças nas praças, becos, onde for, e ler para elas, incentivar o hábito da leitura, pois isso forma caráter”, enfatiza.

Programação

Dia 16/10 – sábado – Parque dos Dick
Piquenique Literário: exposição, comercialização de livros e atrações culturais;
14h – Contação de histórias – artistas do Projeto Clown – E seu sorrir!?, Danusa Vicente (Miss Goela) e Cristiano Zluhan Pereira (Dr. Pierrê) – UNIVATES;
15h – Contação de Histórias com Geison Aquino ;
16h – Espetáculo As fantásticas aventuras de um menino que lia livros com a Destemperados Teatro;
17h – Contação de Histórias com Geison Aquino;
18h – Pocket Show Realidade Aumentada com Alessandro Cenci e Andre de Oliveira na percussão.

Dia 17/10 – domingo – 9h às 18h – Parque dos Dick
Piquenique Literário: exposição, comercialização de livros e atrações culturais.
10h – Espetáculo O Incrível Caso do Sumiço das Letras – Grupo Ueba;
11h – Contação de Histórias com Geison Aquino;
14h30 – Contação Histórias do Aviador – Grupo Ueba;
15h30 – Contação de Histórias com Geison Aquino;
17h – Espetáculo As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo UEBA;
18h – Show com Cantantes Vocal;

ATIVIDADES PARALELAS:
ESPAÇO SESC e Exposição Mostra Literária de Paulo Leminski e Millôr Fernandes.
BIBLIOTECA PÚBLICA DE LAJEADO

Atividades nos dias 16 e 17/10, no Parque dos Dick: cadastro de novos sócios gratuitamente (trazer comprovante de endereço ou vínculo com o município), exposição de livros do acervo, jornais e revistas para leitura e ação “Liberte uma Poesia”, entre outras.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br


1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui