Hospital Bruno Born completa 90 anos

Maior instituição de saúde do Vale do Taquari chega a nove décadas de funcionamento ininterrupto


0
Funcionários são homenageados na data (Foto: Divulgação)

Dia 10 de julho é dia de festa: o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, completa 90 anos de vida, alcançando o posto de principal instituição de saúde do Vale do Taquari e uma das principais do Rio Grande do Sul.

Recebendo pacientes vindos de mais de 70% do Estado, o HBB tem uma história de integração comunitária e de excelência nos serviços. São mais de mil profissionais dedicados a atender 24 horas por dia pacientes nas mais diversas especialidades.

A trajetória da instituição teve início em 10 de julho de 1931, após mobilização de lideranças locais que uniu católicos e protestantes, sob liderança do Irmão Emilio Conrado, do empresário Bruno Born e do médico Roberto Fleischhut. Maximiliano Fischer, Pedro Leão Mallmann (então pároco da Paróquia de Santo Inácio) e José Frederico Schaan também participavam deste esforço conjunto em prol da criação do primeiro hospital de Lajeado, que nasceu São Roque.

Nos primeiros 63 anos de funcionamento, o hospital esteve sob os cuidados da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que auxiliavam no atendimento e na administração. Elas deixaram os cargos de chefia na década de 1980.

O São Roque passaria a se chamar Bruno Born em 22 de junho de 1974, a partir de sugestão de Paulo Sérgio Bertoglio. Bruno Born havia falecido semanas antes e, tendo sido administrador da casa de saúde por décadas, recebeu a homenagem. Com o passar dos anos o HBB foi crescendo, conquistando espaço e oferecendo nossos serviços. Preparado para o futuro pelos administradores anteriores, e baseado na confiança e espírito empreendedor da atual diretoria, na última década, especialmente, o HBB deu um salto gigantesco à frente.

Hospital São Roque, hoje Bruno Born (Foto: Acervo Lajeado)

Em 2015 inaugurou o Centro de Tecnologia Avançada (CTA), uma torre de 15 andares projetada para oferecer os mais modernos serviços a seus pacientes; três anos depois, iniciou os trabalhos no Centro de Reprodução Humana (CRH), um dos mais avançados do país e, ainda em 2018, inaugurou o Núcleo Avançado de Atividades em Saúde, em parceria com a Univates. Em 2019 conquistou a Acreditação Pleno Nível 2 e também inaugurou o novo Atendimento 24 Horas, em parceria com a Unimed. No ano seguinte, já durante a pandemia, conquistou a Acreditação Nível 3 ONA (tornando-se um dos poucos hospitais do país a contarem com a certificação). No final do ano, foi apontado pela revista norte americana Newsweek como o melhor hospital do Brasil em cidades com menos de cem mil habitantes. E por fim, em 2021, inaugurou – também em parceria com a Univates – os laboratórios de Anatomopatologia.

“Todo o crescimento dos últimos anos têm como motivador o nosso paciente e a nossa comunidade. Trabalhamos para oferecer o melhor atendimento possível, com a maior qualidade possível. E fazemos sempre com responsabilidade, com os pés no chão – mas buscando o desenvolvimento e o crescimento”, avalia o diretor executivo Cristiano Dickel. “Este é um momento muito importante e para mim, como gestor, é um orgulho fazer parte desta história.”

Presidente do HBB, João Batista Gravina está à frente de uma diretoria composta por voluntários. “Aqui as decisões não são tomadas por uma pessoa, apenas, mas por todos da diretoria. Isso é importante porque dá segurança às ações e projetos. Todos os passos são avaliados e debatidos conjuntamente. “Talvez este seja um dos motivos que fizeram o hospital chegar aos 90 anos com tanta força e representatividade: a participação de todos. O HBB é um hospital para a comunidade. Me sinto muito feliz em integrar este grupo e de ser um pedacinho desta trajetória tão linda e importante.”

Comemoração

Para comemorar a data, o HBB realizou solenidade interna na manhã desta sexta-feira (9), com convidados e funcionários no novo auditório, cumpridos todos os requisitos de segurança sanitária. Os dez funcionários mais antigos em atividade na instituição foram homenageados com presentes e flores. Também foi homenageado o tesoureiro do HBB, Jorge Eugênio Friedrich, que há 27 anos integra de forma voluntária a diretoria do hospital.

Ainda foram lançados um vídeo e uma revista institucionais. O filme, de quatro minutos e produzido por MP Produções, mostra os ambientes do HBB e os serviços oferecidos. Já a revista comemorativa, com 36 páginas e produzida por Agenda 7 Assessoria em Comunicação, conta a história do Hospital Bruno Born, apresenta os setores, profissionais, principais serviços e parceiros, e projetos futuros.

Os funcionários homenageados na manhã de hoje

  • Ana Sonda Piovesana – 43 anos de HBB
  • Noeli Lurdes Radaelli – 42 anos de HBB
  • Marinês Talini Fischer- 39 anos de HBB
  • Anete Lúcia Demiquei – 33 anos de HBB
  • Maria Angélica Kuhn – 32 anos de HBB
  • Rudimar Elton Presser – 31 anos de HBB
  • Ceci Henz – 31 anos de HBB
  • Rosa Maria Rodrigues Lemos – 31 anos de HBB
  • Roque Specht – 30 anos de HBB
  • Ana Maria Dahm – 29 anos de HBB
  • Jorge Eugênio Friedrich – 27 anos de HBB. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui