Hospital Estrela tem 100% das UTI’s Covid ocupadas

Faixa etária de internados graves em relação a 2020 diminuiu de 62 para 44 anos


0
Foto: Júlio César Lenhard

Após quase dois meses, o Hospital Estrela, da Rede de Saúde Divina Providência, chegou novamente à lotação de 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19. 

A informação é do gerente administrativo regional do Hospital Estrela, Johnnie Carlos Locatelli. “Estamos percebendo há alguns dias um movimento de um novo aumento no número de atendimentos dos casos graves aqui no hospital, e depois de um bom tempo, desde segunda-feira nós estamos contando com 100% dos leitos UTI Covid ocupados”, explica o gerente.

Locatelli ainda explica que desde abril não havia a lotação completa das UTI’s destinadas à pandemia na casa de saúde. “Desde abril não atingimos essa totalidade desocupação, trabalhamos todo mês de maio com uma ocupação abaixo dos 100%, e na última segunda-feira chegamos novamente a esse número”, afirma.

O Hospital Estrela conta com 10 leitos de UTI Covid. Dos 12 pacientes que passaram por essas UTI’s nos últimos dias, seis eram da região do Vale do Taquari, e outros seis de outras regiões do estado. “Percebemos que no mês de maio a gente deu um suporte para outras regiões, agora percebemos que a nossa região precisa desse suporte”, afirma o gerente.

Johnnie Locatelli admite que se trata de um aumento significativo de casos graves nas últimas semanas e também chama atenção para o aumento da faixa etária dos internados em UTI’s Covid. Em 2020 a faixa etária média era de 62 anos. Já na última segunda-feira (31) os internados tinham faixa etária média de 44 anos. ” Evidente que a vacinação colaborou para que a faixa etária caísse, mas obviamente nos traz preocupação”, conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui