IBGE firma acordos com ONU para recensear imigrantes e refugiados

Os acordos envolvem todo o país, mas terão como foco principal Roraima, devido ao grande fluxo de imigrantes venezuelanos


0
Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmou dois acordos com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para o recenseamento de refugiados e imigrantes no Censo 2022. As parcerias foram firmadas com a Organização Internacional para Migrações (OIM) e com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Os acordos envolvem todo o país, mas terão como foco principal Roraima, devido ao grande fluxo de imigrantes venezuelanos que entraram no estado nos últimos anos. Entre os pontos das parcerias estão o planejamento das pesquisas domiciliares e as discussões acerca da análise dos resultados. Segundo o IBGE, esses apoios permitem a sensibilização dos refugiados e imigrantes quanto à importância de participar do censo.

Ataque com faca em jardim de infância na China deixa três mortos e seis feridos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em um ataque nesta quarta-feira (3) em um jardim de infância no sudeste da China, informou a polícia local. Um criminoso armado, com uma máscara, invadiu um jardim de infância privado pouco depois das 10h do horário local. A polícia emitiu a nota em um comunicado oficial.
O suspeito de 48 anos continua foragido e as forças de segurança estão trabalhando para capturar o suspeito. As idades das vítimas não foram divulgadas, mas a arma usada no ataque foi uma faca.

Primeiro-ministro do Peru renuncia pelo Twitter

O primeiro-ministro do Peru, Aníbal Torres, disse nesta quarta-feira pelo Twitter que apresentou sua renúncia ao presidente Pedro Castillo alegando “razões pessoais”. A renúncia ocorre no momento em que Castillo passa por uma tempestade política em meio a várias investigações sobre suposta corrupção no entorno do governo. O presidente enfrenta cinco investigações criminais diferentes, inclusive uma por suposta obstrução de Justiça.

Governo do RS anuncia troca no comando da Secretaria da Fazenda

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (2), mudanças na Secretaria da Fazenda. O então titular da pasta, Marco Aurelio Cardoso, deixa o cargo. O substituto é o secretário extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto. O anúncio foi feito apelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), no Palácio Piratini, sede do Executivo gaúcho. Cardoso, que deixa o cargo, assumiu o posto logo no início da gestão de Eduardo Leite (PSDB), em 2019. Bussato já foi subsecretário estadual do Tesouro e secretário municipal da Fazenda, em Porto Alegre, entre 2017 e 2020. No atual governo estava na Secretaria Extraordinária de Parcerias.

Polícia Federal apreende cocaína escondida em caixa de som no Aeroporto Salgado Filho

Um homem de 30 anos foi preso no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ao tentar embarcar com mais de 5 kg de cocaína na noite dessa terça-feira (2). Conforme a Polícia Federal, a droga estava escondida na estrutura de uma caixa de som e foi localizada durante uma fiscalização da Receita Federal. O passageiro, que saiu de Mato Grosso do Sul, viajava para São Paulo, de onde faria uma conexão para o Catar, com destino final no Sudeste Asiático. O criminoso foi indiciado por tráfico internacional de drogas e encaminhado ao sistema penitenciário.

Campanha visa arrecadar e distribuir agasalhos em Cruzeiro do Sul

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza mais uma campanha do agasalho. O ponto de coleta localiza-se na recepção do centro administrativo. Os agasalhos serão distribuídos no dia 13 de agosto, sábado, no salão da comunidade de São Miguel, contemplando, além desta, as comunidades de Lotes, Desterro, Santarém, Maravalha e Linha Sitio.

Encantado terá ponto de atendimento do IPE Saúde

O prefeito Jonas Calvi assinou nesta terça-feira, dia 2, em Porto Alegre, o termo de cooperação com o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) que garante a instalação de um posto avançado no município de Encantado para atender a demanda dos usuários locais e da região. O convênio faz parte do Programa Facilitadores do IPE Saúde, ação realizada em parceria com as Prefeituras. O objetivo é oferecer auxílio presencial aos usuários. Encantado conta hoje com 2.053 usuários do IPE Saúde. Além do Hospital Beneficente Santa Terezinha estão credenciados no município 35 médicos, quatro laboratórios, três fisioterapeutas e três clínicas.

Nova Lei Geral do Esporte pode trazer mudanças se aprovada

No dia 6 de julho, o texto da nova Lei Geral do Esporte foi aprovado com grande apoio dos parlamentares na Câmara dos Deputados. Portanto, acontecerão diversas mudanças nas normas esportivas do Brasil. Trata-se de uma modernização na Lei Pelé, vigente desde o ano de 1998. Vale destacar que o projeto será analisado novamente pelo Senado para chegar às mãos do presidente Jair Bolsonaro, que pode vetar ou sancionar.
No total, 224 artigos constituem o Projeto de Lei. Entre eles, o aumento da punição para racismo e crimes de torcida, cota de 30% dos cargos de entidades esportivas destinados a mulheres e o equilíbrio no valor das premiações em competições masculinas e femininas são dois dos principais temas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui