Falante e bem humorada, Nady Wolschichk, de 83 anos, é dona de uma voz boa de se ouvir e cheia de talento. Vinda de uma família de músicos, ela possui seis instrumentos musicais em sua casa. Além disso, já compôs mais de 30 músicas, todas com algum significado.
A idosa conta que a paixão por música vem da infância. “Desde criança, eu cantava e dançava, ajudava os músicos e chorava quando tinha que ir embora. Meu irmão foi o primeiro gaiteiro a tocar na Rádio Independente”, lembra.
Sua sala dá espaço para a bateria, o pandeiro, violão, caixa de som, teclado e chocalho. No gravador antigo ela exibe com orgulho as mais de 30 músicas gravadas. Dona Nady conta que lamenta não poder mais tocar gaita devido ao peso do instrumento. “ Eu tocava gaita, mas fui proibida pelo médico porque tive dois infartos. Gaita era minha paixão”, destaca.
A vizinha da idosa, Maria Nunes, foi quem fez o contato com a Rádio Independente, pois dona Nady sonhava em ter seu talento repercutido pela emissora. “Ela me encantou, o jeito dela, a idade dela, é muito comunicativa, e pela idade dela e a sabedoria em escrever musicas que ela compõe, isso me inspira”, conta.
Confira vídeos de Nady Wolschichk cantando músicas de sua autoria:
Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br