Idosos acima de 80 anos serão vacinados com drive-thru neste sábado, em Estrela

Atendimentos acontecem das 8h às 13h em frente ao Posto Central, no Bairro Oriental.


0
Nesta sexta-feira o imunizante foi aplicado para idosos de 83 anos ou mais (Foto: Gabriela Hautrive)

O Vale do Taquari recebeu 7.520 novas doses de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas 2.680 doses da Coronavac do Instituto Butantan e 4.840 da Astrazeneca de Oxford para os 36 municípios da região. Em Estrela, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a imunização de mais um grupo prioritário que é para 80 anos ou mais, em uma etapa que é realizada em dois dias. Sexta-feira (26) foi destinada para a faixa etária dos 83 anos ou mais. Já neste sábado, das 8h às 13h, será exclusivo para acima dos 80 anos, quando terá uma procura maior pela vacina, conforme a enfermeira Ana Carolina Padua Lopes.


OUÇA A REPORTAGEM 

 


Técnica em enfermagem (e), Estela D’Avila (Foto: Gabriela Hautrive)

“Vamos vacinar pessoas que ainda não tiveram a oportunidade, que são os idosos acima de 80 anos, eles não precisam descer dos carros para tomar a dose”, explica Ana Carolina.

O formato é o mesmo utilizado nos dois dias, em frente ao Posto Central, no modelo drive-thru, na Rua General Osório, nº 427, no Bairro Oriental. “Não precisam vir antes das 8h e nem as 8h, podem vir ao longo do período para não gerar filas e aglomerações”.

Foram 1.089 unidades recebidas para estes grupos em Estrela. A parte para dar continuidade à aplicação da segunda dose aos demais já está reservada.

Uma das pessoas que tomou vacina nesta manhã de sexta-feira (26) foi Neldo Goergen, de 82 anos, que foi até o local sozinho, dirigindo seu carro. “Momento especial, estava esperando por isso”, relata o idoso que agora se sente mais tranquilo por estar vacinado.

Quem também passou pelo processo foi Sueli Santos Cavalheiro, de 84 anos, moradora do Bairro Boa União, e falou sobre o que representa o momento. “Estou muito feliz, estava esperando por esse momento, me cuido e estou sempre em casa”, relata.

Neldo Goergen, de 82 anos, foi até o local sozinho na manhã desta sexta-feira (26) para tomar o imunizante (Foto: Gabriela Hautrive)

Para organizar a logística do trânsito e realizar o drive-thru, a Rua General Osório fica mais uma vez em mão única, com a entrada ocorrendo pela Rua Senador Lauro Muller. Para os idosos que forem tomar vacina, não é preciso descer do carro. O cartão SUS ou documento com foto dos idosos que vão tomar o imunizante é solicitado.

A única mudança é que desta vez não é realizada a vacinação dentro da unidade de saúde, com o objetivo de se evitar a circulação de pessoas. Ao todo, conforme dados da prefeitura informados no boletim de quinta-feira (25), o município de Estrela já vacinou 1.486 pessoas.

Início da vacinação com drive-thru

Vacinas são aplicadas na Rua General Osório, em frente ao Posto de Saúde Central (Foto: Gabriela Hautrive)

O município de Estrela iniciou no dia 13 de fevereiro o Dia D de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 85 anos. Conforme o secretário municipal de Saúde, Celso Kaplan, foram imunizados 216 idosos e 47 acamados – no interior e bairros do município, naquela oportunidade.

Para os idosos com mais de 85 anos, a ação funcionou no sistema drive thru, em frente ao Posto Central de Estrela. Já para pessoas acamadas, as equipes de saúde se deslocaram até as comunidades do interior e bairros.

Assista ao vídeo

 

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui