Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola retoma celebrações com fieis neste fim de semana

Volta das missas se restringe ao templo central. Igrejas afiliadas à paróquia seguem fechadas para o público.


0
Foto: Arquivo / Rádio Independente

A Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, de Lajeado, retoma as atividades com fiéis a partir deste fim de semana. As celebrações estão suspensas desde o primeiro decreto municipal, no dia 20 de março, que cerceou atividades em função da pandemia do novo coronavírus. Porém, a volta se restringe ao templo central, localizado na Rua Bento Gonçalves. Os demais templos filiados a paróquia seguem fechados para atividades com público.

O pároco Valdir José Biazibetti frisa que a volta da recepção do público ocorrerá parcialmente, e seguindo uma série de medidas de segurança sanitária. “O decreto municipal assinado na semana passada, admite lotação de 25% da capacidade total do templo. A igreja matriz comporta cerca de 1,1 mil pessoas, portanto, 25% é igual a 275 pessoas. No entanto, decidimos que receberemos um número limite de 150 fiéis nas missas. Além disso, o distanciamento interpessoal deverá ser respeitado: uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e higienização do ambiente”, explica o religioso.

O padre também recomenda que pessoas incluídas em grupos de risco, como idosos com mais de 60 anos, fiquem em casa. “Respeitem as recomendações dos órgãos de saúde e rezem em casa. Vamos deixar para comparecer na missa quando for possível”, sugere Biazibetti.

O cronograma de missas da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola prevê celebração neste sábado (23), às 18h e no domingo em duas edições: às 8h30 e às 19h. LF


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui