Implementação do estacionamento rotativo em Arroio do Meio começa a apresentar benefícios

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, motoristas já encontram maior facilidade para encontrar vagas


0
Estacionamento rotativo de Arroio do Meio (Foto: Artur Dulliusa)

Desde a última terça-feira (31), voltou a vigorar o estacionamento rotativo em algumas das principais ruas de Arroio do Meio. O sistema gratuito estava suspenso desde o dia 4 de janeiro e irá funcionar por 45 dias de forma educativa.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito do município, Alex Sandro Theves, o sistema antigo era ineficaz e necessitava de alterações.


ouça a reportagem

 


Coordenador do Departamento de Trânsito de Arroio do Meio, Alex Sandro Theves (Foto: Artur Dullius)

“A lei criada em 2017 não previa um órgão responsável pela fiscalização. Agora incluímos a Brigada Militar como agente punitivo, então ele pode volta a vigorar novamente”, explica.

O estacionamento rotativo abrange as ruas Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco, Theobaldo Kaffer, São José, Bento Gonçalves, São Luiz, São João, Monsenhor Jacob Seger e Gal. Daltro Filho (Rua de Eventos).

Neste locais, demarcados com a cor azul, os motoristas podem deixar o veículo em uma mesma vaga por, no máximo, uma hora e meia. “A partir deste horário, pode acontecer dele ser autuado e removido por guincho”, alerta Theves.

 

A fiscalização será realizada por três monitores contratados pela Administração Municipal. Eles irão circular pela cidade anotando a placa do carro e a vaga ocupada. Além disso, também está sendo implementado um sistema eletrônico de notificação. “Quando excedido o período limite, o próprio sistema irá reconhecer isso e emitir uma advertência. Neste momento, o Departamento de Trânsito será informado automaticamente da irregularidade”, afirma.

Ainda de acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, a população era a favor do retorno do sistema, devido à dificuldade de encontrar vagas na área central da cidade. “Mudou bastante de um dia para o outro. Já se tem lugar pra estacionar praticamente onde a pessoa quer. A população aceitou muito bem. Na verdade, já era um anseio deles, pois era bem complicado estacionar o veículo”, acredita.

Atualmente também existem seis espaços públicos de estacionamento. Eles estão localizados na rua Visconde do Rio Branco, no cruzamento das ruas Visconde do Rio Branco e São José, na área coberta aos fundos da secretaria de Educação, próximo à entrada da Área de Lazer Pérola do Vale, na rua Dr. João Carlos Machado e na rua Gustavo Wienandts.

“São locais que o condutor pode deixar o veículo de manhã e tirar de noite. Lá não terá fiscalização. Esses espaços foram cedidos pelos próprios moradores, que vão ser isentados do pagamento de IPTU nestes lotes”, conclui Theves.

Arte: Divulgação

O horário do estacionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui