Imprensa internacional repercute tragédia em Petrópolis

'Cenário de guerra', 'eventos climáticos extremos' e 'calamidade' foi como como jornais, TVs e portais noticiaram as chuvas e deslizamentos desta semana


0
Bombeiros e moradores procuram por vítimas após deslizamento no Morro da Oficina, em Petrópolis (RJ), nesta quarta (16) (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, no início da semana, deixaram mais de 100 pessoas mortas, segundo o balanço oficial desta quinta-feira (17).

Não há estimativa do número de desaparecidos pelo Corpo de Bombeiros, mas o cadastro do Ministério Público do RJ (MPRJ) indica que ao menos 42 pessoas são procuradas.

Cerca de 500 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos e as autoridades afirmam que esta foi a pior chuva desde 1932 – com 240 milímetros em apenas duas horas.

A tragédia em Petrópolis foi também destaque na imprensa internacional. Veja a repercussão em jornais, TVs e portais pelo mundo:

 

New York Times, EUA

'Deslizamentos de lama no Brasil matam pelo menos 94 pessoas', diz a matéria do NYT — Foto: Reprodução/NYT
‘Deslizamentos de lama no Brasil matam pelo menos 94 pessoas’, diz a matéria do NYT (Foto: Reprodução/NYT)

No site do jornal americano “The New York Times”, a reportagem se lembrou da tragédia de 2011, também na mesma região, quando mais de 900 pessoas morreram em decorrência das chuvas.

“Muitos especialistas dizem que esses eventos climáticos extremos estão se tornando mais comuns com o aquecimento global”, também ressaltou a publicação.

BBC, Reino Unido

'Petrópolis: Deslizamentos mortais causam estragos na cidade brasileira', diz a reportagem da BBC — Foto: Reprodução/BBC
‘Petrópolis: Deslizamentos mortais causam estragos na cidade brasileira’, diz a reportagem da BBC (Foto: Reprodução/BBC)

A rede britânica BBC destacou a fala do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, que comparou a tragédia a um “cenário de guerra”.

“Cenas de guerra! Carros pendurados em postes! O que nós vimos é uma cena muito triste, cena praticamente de guerra”, disse Castro.

Le Monde, França

'Brasil: as chuvas torrenciais na cidade de Petrópolis; estado de calamidade é declarado', diz o Le Monde — Foto: Reprodução/Le Monde
‘Brasil: as chuvas torrenciais na cidade de Petrópolis; estado de calamidade é declarado’, diz o Le Monde (Foto: Reprodução/Le Monde)

O jornal francês “Le Monde” destacou em seu site o decreto de Estado de Calamidade na região após a tragédia e lembrou das recentes inundações na Bahia e em Minas Gerais.

“O Brasil foi atingido nesta estação chuvosa por chuvas particularmente severas – que também afetaram a Bahia e Minas Gerais – que especialistas relacionam ao aquecimento global”, disse.

The Guardian, Reino Unido

'Inundações devastadoras e deslizamentos de terra deixam pelo menos 94 mortos no Brasil', diz o Guardian — Foto: Reprodução/The Guardian
‘Inundações devastadoras e deslizamentos de terra deixam pelo menos 94 mortos no Brasil’, diz o Guardian (Foto: Reprodução/The Guardian)

O jornal britânico “The Guardian” chamou de devastadoras as inundações e destacou a fala do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, de que o número de mortos tende ainda a aumentar.

A publicação falou também das recentes chuvas na região sudeste, em Minas e em São Paulo, que também deixaram mortos em janeiro.

Al Jazeera, Catar

'Dezenas de mortos em deslizamentos de terra perto do Rio de Janeiro', diz a Al Jazeera — Foto: Reprodução/Al Jazeera
‘Dezenas de mortos em deslizamentos de terra perto do Rio de Janeiro’, diz a Al Jazeera (Foto: Reprodução/Al Jazeera)

A rede internacional de notícias Al Jazeera, com sede no Catar, destacou os esforços de civis e militares na busca por sobreviventes desta tragédia ambiental.

“Soldados e civis se unem aos esforços de resgate enquanto governador regional descreve a situação em Petrópolis como quase como uma guerra”, disse a emissora.

Clarín, Argentina

'Tragédia em Petrópolis: chuvas torrenciais já deixam 94 mortos perto do Rio de Janeiro', diz Clarín — Foto: Reprodução/Clarín
‘Tragédia em Petrópolis: chuvas torrenciais já deixam 94 mortos perto do Rio de Janeiro’, diz Clarín (Foto: Reprodução/Clarín)

O jornal “Clarín”, da Argentina, citou uma corrida contra o relógio das equipes de resgate que tentam buscar por desaparecidos após os deslizamentos em Petrópolis.

“Localizada a quase 70 km da capital fluminense, sofreu 189 deslizamentos e inundações, que deixaram casas reduzidas a escombros”, explicou o jornal aos leitores argentinos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui