Inaugurada ponte da Rua Arnoldo Alfredo Scherer, no Bairro Conventos

Pontilhão de madeira foi substituído por uma estrutura feita de concreto pré-moldado


0

Depois de quase um mês em obras, foi liberada na manhã desta quarta-feira (20) a ponte existente na Rua Arnoldo Alfredo Scherer, no Bairro Conventos, em Lajeado. O pontilhão de madeira que havia no local foi substituído por uma nova estrutura feita de concreto pré-moldado.


ouça a reportagem

 


Os trabalhos foram executado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Lajeado, num investimento total de R$ 70 mil. A troca da estrutura iniciou no dia 21 de setembro e, durante o período, a via ficou totalmente interrompida no trecho entre a sede social do Banco Sicredi até a Rua Pedro Theobaldo Breitenbach.

De acordo com a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, a reestruturação da ponte surgiu após uma análise do secretário de Obras, Fabiano Bergmann, o Medonho. “O secretário já vinha nos passando esta necessidade a mais tempo. Até conversando com alguns motoristas que estão aqui, eles me relataram que era uma dificuldade passar de moto por uma ponte de madeira, pela segurança. Claro que é uma obra pequena, mas muito importante para a circulação da cidade”, explica.

Medonho explica que a situação em que se encontrava a ponte e o aumento na circulação de veículos motivaram a remodelação do trajeto. Além da troca, o novo acesso também está cerca de 70 centímetros mais alto que o anterior. “Neste local existia um pontilhão antigo, que passou por uma última reforma em 2019. Mas, em razão do fluxo de veículos que passam pelo local, fazendo a ligação da BR-386 com a ERS-421, pensamos em ampliar esta estrutura, construindo ela de pré-moldados. Assim, vamos entregar uma obra que vai durar talvez até 30 anos”, reforça.

Gláucia e Medonho acompanharam a finalização dos trabalhos no local

Na visão de Gláucia, Lajeado precisa ter vias cada vez melhores fora do Centro da cidade. Segundo ela, o movimento nesta rua deve ser cada vez maior com a duplicação da BR-386. “Esta é a ideia, cada vez mais termos deslocamentos melhores para o pessoal achar outras alternativas de trânsito. Queremos que o movimento da cidade consiga fluir de uma maneira mais tranquila e não apenas por vias centrais”, afirma.

O fluxo de veículo no local foi liberado por volta das 9h30. A motociclista, Marlei Terezinha Koch, de Forquetinha, foi a primeira condutora a cruzar pela ponte. Em razão da ligação familiar que possui com a região, ela costuma utilizar o trecho mais de uma vez por semana. “Minha mãe mora em Conventos e eu trabalho em Estrela. Normalmente eu venho até a casa da minha mãe, então uso está ponte de três a quatro vezes por semana”, conta.

Durante o período de obras, Marlei lembra que precisou utilizar outras rotas pelo Bairro Conventos e pela BR-386. Ela também ressaltou a segurança que a nova ponte propicia. “Ficou muito melhor. Agora não precisa mais ter medo de cair nos buracos da ponte”, destaca.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui