Incêndio ocorrido prédios comerciais de SP atingiu também a 1ª Igreja Ortodoxa do Brasil

'Além do valor material, o que se perde é o valor histórico', disse Paisios Dias, da Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora. Igreja de origem sírio-libanesa foi atingida por chamas que começaram em outros prédios vizinhos, no domingo (10), no Centro de São Paulo


0
Foto: Reprodução/TV Globo

“Só sobrou o altar”, disse nesta segunda-feira (11) ao g1 um dos padres da primeira igreja ortodoxa do Brasil que foi atingida por um incêndio iniciada no dia anterior no Centro de São Paulo. A Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora foi inaugurada em 1904. Segundo o pároco Paisios Dias, 80% da estrutura dela foi destruída pelas chamas. “A igreja está totalmente danificada. Ela foi totalmente queimada. Perda quase total. O teto desabou, e o forro caiu com o fogo.

Conseguimos salvar e retirar alguns ícones religiosos, mas além do valor material, o que se perde é o valor histórico. Ela é a primeira igreja ortodoxa do Brasil”, disse Paisios. “80% dela ficou destruída. Sobrou o altar. A pia batismal foi destruída por uma parede que caiu sobre ela e destruiu os bancos também.”

O fogo que atingiu a igreja começou na noite de domingo (10) num prédio comercial de dez andares, que fica próximo. As chamas se alastraram e também destruíram parcialmente um edifício de lojas de seis andares e pelo menos mais um comércio térreo. As causas do incêndio e eventuais responsabilidades por ele ainda serão apuradas pelas autoridades policiais. Dois bombeiros que ajudavam a combater o fogo tiveram queimaduras e foram socorridos. Não há informações sobre mais pessoas feridas.

Fonte: G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui