Índia supera EUA e bate recorde mundial de mortes por Covid em 1 único dia

Foram 4.529 óbitos na Índia nas últimas 24 horas, superando o recorde anterior registrado pelos EUA em 12 de janeiro deste ano. Especialistas dizem que há subnotificação nos dados oficiais


0
Corpos enterrados em covas rasas nas margens do Rio Ganges, perto de um local de cremação, em Prayagraj, no sábado (15). Suspeita é que corpos são de vítimas da Covid-19. (Foto: Rajesh Kumar Singh/AP)

A Índia superou os Estados Unidos e se tornou nesta quarta-feira (19) o país a registrar o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas do mundo.

O país já tinha superado ontem o Brasil, que até então tinha o segundo pior número de vítimas do novo coronavírus em um único dia.

Foram 4.529 óbitos na Índia nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais, número que supera o recorde anterior de 4.475 mortes registrado pelos EUA em 12 de janeiro deste ano.

O país registrou também mais de 267 mil novos casos, elevando o total de infectados para 25,5 milhões e o de mortes, para 283 mil.

A Índia é o segundo país com mais casos confirmados do mundo, atrás apenas dos EUA (32,9 milhões), e o terceiro com mais óbitos, atrás de EUA (587 mil) e Brasil (439 mil).

O país foi responsável por 33% de todas as mortes e 47% de todos os casos confirmados no mundo nos últimos 7 dias, segundo dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

No ritmo atual, a Índia pode superar os EUA em número de infectados em junho, segundo a agência France Presse.

Apesar dos números astronômicos, há fortes indícios de subnotificação. Especialistas acreditam que os números reais — sobretudo de mortes — podem ser de cinco a dez vezes maiores.

A segunda onda de Covid-19 devasta a Índia há seis semanas, com hospitais em colapso, sem leitos, oxigênio e remédios. Os crematórios não conseguem atender ao volume de corpos.

Crematórios improvisados têm se espalhado por pedreiras, estacionamentos e espaços abertos e falta até lenha.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui