Os índios Kaingang, que residem na Aldeia Foxá, o bairro Jardim do Cedro de Lajeado, receberam as primeiras doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (28). A imunização foi feita pela equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Posto de Saúde do Jardim do Cedro.
Os indígenas formam um dos grupos prioritários para vacinação nesta primeira etapa porque são um grupo com proteção legal diferenciada em razão de terem sistema imunológico diferente, o acesso ao atendimento médico ser feito de visitas médicas periódicas na aldeia (diferentemente da comunidade em geral, que busca o atendimento nos postos) e pelo fato de que viverem em comunidade os torna mais suscetíveis a serem contaminados caso um membro ficasse doente).
Para representar os indígenas, o primeiro a receber a vacina foi o capitão da comunidade, Jonas Gonçalves Fernandes, que já estava na expectativa de receber a imunização. “Eu estava bem curioso e ansioso, e agora fico feliz de saber que estamos sendo vacinados”, contou Fernandes.
Logo depois de Jonas, a indígena Solange Nascimento recebeu a primeira dose. Emocionada, falou que a vacina representa esperança e proteção. “Eu estava só esperando a vacina para poder visitar a minha mãe de 89 anos, que graças a Deus não pegou coronavírus. Agora, só tenho a agradecer – contou Solange.
Nesta quinta-feira, Lajeado chegou a 1.411 pessoas vacinadas, a maioria de profissionais da área da saúde. Também vêm sendo vacinados residentes e profissionais que trabalham em lares de idosos. AI/RS