Indígenas recebem vacina contra a Covid-19 em Lajeado

Índios da Aldeia Foxá, do Bairro Jardim do Cedro receberam os profissionais de saúde na tarde desta quinta-feira.


0
O primeiro a receber a vacina foi o capitão da comunidade, Jonas Gonçalves Fernandes (Foto: Maiara Rovêa/Prefeitura de Lajeado)

Os índios Kaingang, que residem na Aldeia Foxá, o bairro Jardim do Cedro de Lajeado, receberam as primeiras doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (28).  A imunização foi feita pela equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Posto de Saúde do Jardim do Cedro.

Os indígenas formam um dos grupos prioritários para vacinação nesta primeira etapa porque são um grupo com proteção legal diferenciada em razão de terem sistema imunológico diferente, o acesso ao atendimento médico ser feito de visitas médicas periódicas na aldeia (diferentemente da comunidade em geral, que busca o atendimento nos postos) e pelo fato de que viverem em comunidade os torna mais suscetíveis a serem contaminados caso um membro ficasse doente).

A psicóloga do Sesai explicou aos indígenas a importância da vacinação (Foto: Maiara Rovêa/Prefeitura de Lajeado)

Para representar os indígenas, o primeiro a receber a vacina foi o capitão da comunidade, Jonas Gonçalves Fernandes, que já estava na expectativa de receber a imunização. “Eu estava bem curioso e ansioso, e agora fico feliz de saber que estamos sendo vacinados”, contou Fernandes.

A indígena Solange Nascimento estava emocionada (Foto: Maiara Rovêa/Prefeitura de Lajeado)

Logo depois de Jonas, a indígena Solange Nascimento recebeu a primeira dose. Emocionada, falou que a vacina representa esperança e proteção. “Eu estava só esperando a vacina para poder visitar a minha mãe de 89 anos, que graças a Deus não pegou coronavírus. Agora, só tenho a agradecer – contou Solange.

Nesta quinta-feira, Lajeado chegou a 1.411 pessoas vacinadas, a maioria de profissionais da área da saúde. Também vêm sendo vacinados residentes e profissionais que trabalham em lares de idosos. AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui