Influência política dos atuais prefeitos poderá ser fator preponderante para que os mesmos façam seus sucessores

Os bastidores da política na véspera do início da campanha eleitoral.


1

Influência

Tenho a impressão de que a influência política dos atuais prefeitos poderá ser fator preponderante para que os mesmos façam seus sucessores. No Vale do Taquari são vários prefeitos que não podem ou que não querem disputar a reeleição. A avaliação de seus mandatos estará em jogo. Vão entrar na campanha de corpo e alma.


Empolgado

Ex-prefeito de Teutônia Silvério Lüersen (PDT) entrou na campanha eleitoral com toda empolgação. Não na campanha de seu companheiro de partido, mas sim na de Ariberto Magedanz (PP) e de Ketleen Link (MDB). As razões que levaram Lüersen a apoiar uma chapa que não é de seu partido foram expostas em conversas de bastidores. Desencontros mal resolvidos. Apoio de peso para a dupla. Silvério tem experiência e respeito do eleitor.


Não mais

Inúmeros atuais vereadores desistiram de buscar à reeleição. Em Lajeado, por exemplo, o caso que mais chama atenção é de Mariela Portz, do PSDB. Com carreira promissora pela frente, abriu mão da disputa. O vereador de Colinas, Jonas Klein (PDT), também desistiu da reeleição. Ele renunciou ao cargo. Está saindo para viajar pelo mundo. Em Marques de Souza, Jurandir Brenner (PP) não concorre. Vai ser um dos coordenadores de campanha da coligação PP/Republicanos.


Agora separados

Atual prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, foi eleito há quatro anos com apoio do então prefeito Veríssimo Caumo. Agora, serão adversários. Valer terá Valmor José Salvi como candidato a vice, ambos do MDB. Caumo escolheu como vice Eugênio Ceratti, ambos PP.


Debate

A partir deste domingo, dia 27, a Rádio Independente passa a transmitir debates eleitorais com candidatos a prefeito de municípios do Vale do Taquari. Serão convidados para debaterem os candidatos de Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Santa Clara do Sul. Os debates ocorrerão nos domingos, a partir das 10h pela Rádio Independente AM950/FM 91.7, no aplicativo, no site e no Facebook da emissora. O primeiro debate, neste domingo, será com os candidatos à Prefeitura de Lajeado: Marcelo Caumo (PP), Márcia Scherer (MDB) e Daniel Fontana (PSB). A mediação será de Ricardo Sander.

Curtas:

** Em nove meses, a aprovação do presidente Bolsonaro subiu de 29 para 40%. E caiu de 38 para 29% a rejeição. Resultado da pesquisa Ibope/CNI.

** Cada senador tem, em média, 34 assessores. A reforma do Estado precisa começar pelo Congresso, dando exemplo ao Executivo e ao Judiciário.

** Durante a semana o que mais os candidatos fizeram foi a busca por profissionais especializados em redes sociais. Mercado agitado.

** As gráficas estão precavidas quanto a confecção de material impresso de campanha eleitoral. A maioria só faz se o pagamento for à vista. Estão receosos. Ainda tem gente devendo da campanha passada.

1 comentário

  1. Parabéns, jornalista Fabiano Conte pela excelente coluna política! Sempre buscando informações em primeira mão para bem informar o leitor.

    Jornalista Valdir Grana – São Leopoldo (RS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui