Inicia o processo de informações de dados dos candidatos nas urnas eletrônicas

Procedimento é feito por etapas pela 29ª Zona Eleitoral (ZE) com sede em Lajeado


0
Mídias registram dados dos partidos e coligações, votação e resultado (Foto: Caroline Silva)

Na tarde desta terça-feira (27), a 29ª Zona Eleitoral (ZE), com sede em Lajeado, iniciou o procedimento de geração de mídias dos municípios de sua abrangência – Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.


ouça a reportagem


O técnico judiciário e responsável pela geração de mídias, Julio Cesar Cirolini, explica que são informações de seções, candidatos e eleitores, que são inseridas nas urnas eletrônicas. “São três tipos de mídias, como dados dos partidos e coligações, votação e resultado”, diz. Ele ressalta que toda informação de cada urna é duplicada como forma de segurança e precaução. “Os votos são registrados dessa forma justamente para nos permitir trocar de urna, caso necessário, sem perder nenhum registro”, conta.

Técnico judiciário e responsável pela geração de mídias, Julio Cesar Cirolini (Foto: Caroline Silva)

Embora as eleições municipais ocorram somente no dia 15 de novembro, Cirolini destaca que o trabalho do cartório eleitoral é intenso durante todo o ano. “O eleitor vota em dois segundos, mas o nosso trabalho acontece durante todo ano, mesmo em épocas que não se tem eleição. Conforme ele, é feita a manutenção dos equipamentos de votação três vezes ao ano, além de testes. “Tudo isso para que no dia da eleição ocorra o mínimo de problema possível”, diz.

Próximas etapas

A carga de urnas eletrônicas ocorrerá na quinta (29) das 14h às 19h, na sexta (30), das 9h às 19h e de terça a sexta da próxima semana (03, 04, 05, 06) das 9h às 19h.

A cerimônia de inspeção das urnas eletrônicas ocorrerá entre os dias 9 e 12 de novembro das 9h às 19h.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui