Iniciada a construção dos pavilhões do aviário de Amoras, em Taquari

Empreendimento terá capacidade de produção de 11 milhões de ovos por ano.


0
Construção dos galpões do aviário de Amoras (Foto:André Liziardi)

A agroindústria é uma das áreas de maior destaque econômico no Vale do Taquari. Com isso, a Prefeitura de Taquari, por meio de incentivos, está apoiando a instalação de dois aviários no município.

O aviário localizado em Amoras, após a etapa da terraplanagem, iniciou a construção do primeiro dos quatro pavilhões, cada um medindo 180x14m². A capacidade de produção do local será de 11 milhões de ovos por ano.

O termo de incentivo para realização empreendimento foi assinado em dezembro de 2019, tendo como base a Lei Municipal 4.284/2019, que autoriza a Prefeitura a conceder incentivos materiais a produtores rurais do município.

O incentivo total correspondeu à execução de terraplanagem de dimensões de 220,00m x 130,00m, abertura e melhoria dos acessos, perfuração de poço artesiano, rede de energia elétrica e demais infraestruturas. O projeto total que será implantado é composto por quatro aviários, barreira sanitária, composteiras ou roto acelerador, depósito de maravalha e materiais diversos, casas de moradia para funcionários, casa de gerador e demais infraestruturas. O núcleo de produção ainda terá cerca de isolamento e cercas antirroedores. A expectativa inicial é de que a empresa gere um retorno de ICMS de aproximadamente R$ 50 mil anuais.

Com a obra de terraplanagem concluída, o empreendedor Álvaro Trombini, proprietário do aviário, iniciou a construção dos pavilhões. Outra estrutura, de alvenaria, está sendo construída para abrigar salas administrativas e de higienização. Para ele, o incentivo do município é importante para promover novas frentes de negócios. “É um grande empreendimento que, sem dúvida, trará retorno ao município. E graças ao apoio da Prefeitura de Taquari, estamos tornando-o realidade”, afirmou. Com a construção dos pavilhões, a expectativa é iniciar a produção até o fim do ano.

Há um segundo empreendimento de aviário, que, por sua vez, fica às margens da RS-287, e tem uma área de 96 hectares, contando com 48 galpões, mais 35 moradias de alvenaria e demais estruturas para viabilizar o investimento. A planta contará com seis espaços terraplanados, cada um com oito galpões, todos interligados por vias internas de acesso.
O apoio do município, através da Lei 4.291/2019, é para o incentivo fiscal de 50% de retorno de ICMS por um período de 20 anos. Para isso, a empresa se compromete em manter 50 empregos diretos com carteira assinada. O investimento é da Laboratórios Larrasa Antoneli Produção de Ovos LTDA. está na fase terraplanagem e construção das residências para funcionários.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o ‘Maneco’ (PT), graças às políticas de incentivo, à gestão econômica e ao planejamento realizado no município, está sendo possível atrair empreendimentos para Taquari. “Entendemos que o incentivo é importante para alavancar a produção da empresa e permitir seu crescimento, além de estimular o desenvolvimento econômico, gerando renda e empregos, tão necessários em nosso município”, afirmou.
Incentivo para geração de emprego

Além desses investimentos, a Prefeitura de Taquari está construindo um novo pavilhão para empresa Renovest. E, atualmente, a empresa Zanc, instalada no antigo Seminário Seráfico, conta com mais de 600 empregos diretos. AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui