“Inovação é pedir desculpas e não permissão”, afirma secretário de Porto Alegre, que sedia o South Summit

Inovação pode transformar a nossa economia no século do conhecimento, em que talento e gente criativa são fundamentais, argumenta Luiz Carlos Pinto da Silva Filho


0
Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Foto: Nícolas Horn)

O secretário de Inovação de Porto Alegre — município correalizador do South Summit —, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, conversou com a Rádio Independente no Cais Mauá, onde ocorre um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo nesta semana.

Silva Filho sobre o desafio que um município tem de ser inovador em meio à máquina pública grande, pesada e burocrática. “O desafio que a gente tem experimentado nos últimos anos é que a inovação, ela às vezes tem que não pedir licença, mas pedir desculpas. Ou seja, a gente começar a fazer e depois ajustar”, entende.


OUÇA A ENTREVISTA

 


“Tem muitos novos mecanismos que estão vindo por ai, como o Marco Legal das Startups e a Lei da Inovação, que permitem que a gente tenha alguma agilidade diferenciada. Mas é importante ter uma visão estratégica. Ou seja, que a inovação pode auxiliar e transformar a nossa economia, entender que a gente precisa transformar isso para esse novo século — o século do conhecimento, em que talento e gente criativa são fundamentais”, argumenta.

“Para isso a gente tem que melhorar as cidades. Elas têm que ser lugares em que as pessoas queiram estar. A gente tem todo um desafio de trabalhar o urbanismo e a parte cultural das cidades, porque isso vai atrair pessoas interessantes que vão gerar novos negócios”, visualiza.

Silva Filho valoriza o trabalho conjunto entre o setor público e a iniciativa privada na lógica de quádrupla hélice (governos, universidades, sociedade civil e empresariado) para criar novas oportunidades, incentivar startups e negócios inovadores para agregar valor e propiciar desenvolvimento. “Aproveitar o que a gente já tem e acelerar rumo a mais conquistas”, defende. “Juntos a gente pode chutar na Lua e construir a escada até lá”, diz, otimista.

Saiba mais

Em Porto Alegre, de 4 a 6 de maio, o South Summit reúne no Cais Mauá as principais empresas, startups e empreendedores do mundo e a comunidade de investidores para criar oportunidades de negócios.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui