Insônia é fator de indução ao suicídio

Setembro Amarelo reforça a importância de identificar e tratar pessoas com tendência a tirar a própria vida.


0
Rafael Moreno, médico psiquiatra (Foto: Arquivo / Rádio Independente)

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. São desenvolvidas diversas atividades para identificar e tratar as pessoas com tendência a tirar a própria vida. O psiquiatra Rafael Moreno concedeu entrevista ao programa Encontro Maior da Rádio do Vale e explicou que é fundamental a procura por profissional da saúde. Ele relatou que a identificação pode ocorrer através da percepção de pessoas que estejam mais nervosas, preocupadas, com sintomas psicóticos e alucinações. A insônia também é um fator de indução ao suicídio.


ouça a entrevista

 


Moreno ainda informou o fator hereditário influencia em 50% da probabilidade de ser um suicida. O médico também considerou que estudos apontam que não só descentes da etnia alemã tem essa tendência, como é falado popularmente. No Vale do Taquari, cidades de colonização italiana, como Ilópolis e Nova Bréscia, e portuguesa, como Taquari e Bom Retiro do Sul, tem índices elevados.

No mundo, quase um milhão de pessoas tiram a própria vida por ano. Além da procura por um profissional, as pessoas têm à sua disponibilidade o telefone 188 para auxílio emocional. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui