Instalação de câmeras em uniformes de policiais gaúchos é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Equipamento já é adotado por forças de segurança em outros Estados


0
Foto: Assembleia Legislativa / Divulgação

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa realizou na tarde desta terça-feira (26) uma audiência pública sobre a instalação de câmeras e dispositivos de georreferenciamento em uniformes de agentes da segurança pública no Rio Grande do Sul. Um projeto de lei da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) determinava a instalação de dispositivos de filmagens nos uniformes de policiais da Brigada Militar (BM). A proposta chegou a receber o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) mas acabou derrotada em Plenário em dezembro, por 29 votos a 16.

Apesar disso, o governo do Estado se comprometeu a encaminhar licitação para adotar o mecanismo já no primeiro semestre de 2022, o que ainda não ocorreu. A fim de retomar o assunto, foi então solicitada a audiência pela Frente Negra Gaúcha, que integra o Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (Gead) do Fórum Democrático em temas relacionados a Mulheres, Direitos Humanos, Habitação e Igualdade Racial.

O diretor do Fórum, Ricardo Hasbaert, classificou o debate “fundamental e necessário” e lembrou que em São Paulo já há uma experiência bem sucedida com esse tipo de registro: “Trata-se de um fator de proteção tanto para os servidores quanto para os cidadãos e cidadãs que, por vezes, sofrem abordagens inadequadas”. Também se manifestaram ativistas dos direitos humanos, diretores de entidades como o Sindicato dos Agentes da Polícia Civil (Urgeirm) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como a parlamentar Luciana Genro e o coronel Alex Severo, da Brigada Militar (BM).

Fonte: O Sul

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui