Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças lança cartilha para auxiliar empresários no pós-enchentes

Orientações vão desde medidas tributárias e trabalhistas a ações de crédito e financiamentos


0
Foto: Carolina Leipnitz

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS lançou uma cartilha para auxiliar empresários gaúchos no pós-enchentes. O objetivo é dar suporte aos empreendedores para as ações necessárias à recuperação dos seus negócios. O associado do IBEF-RS, Ismael Santos, concedeu entrevista ao programa Panorama desta quinta-feira (11) e explicou que o manual abrange medidas tributárias, trabalhistas, de crédito e financiamentos.

No primeiro momento, o instituto manteve o foco nas pessoas, buscando orientar e dar apoio aos empreendedores, colaboradores e funcionários. A partir daí, várias ações foram abordadas dentro das empresas. Com uma atualização semanal baseada nas informações divulgadas pelos governos, bancos públicos e privados, o IBEF-RS disponibilizou a melhor orientação aos afetados pela catástrofe.

Com relação à cartilha, o material é dividido em quatro sessões: medidas tributárias em favor dos contribuintes gaúchos domiciliados nas áreas afetadas pela calamidade pública; medidas de crédito e financiamento; medidas trabalhistas; e gestão financeira e reestruturação para empresas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul.

Ismael Santos (Foto: Reprodução)

Ismael Santos relatou que é fundamental ter como parâmetro a situação da empresa antes das enchentes. “O mais importante para o empresário neste momento é talvez entender como esse negócio estava performando, como estava o resultado desse negócio antes do evento”, salientou. Com base nessas informações, o indicado é buscar uma mentoria para tomar a melhor decisão e não agravar ainda mais a conjuntura do negócio. “É importante entender de fato o que é necessário fazer”, ressaltou. A articulação pode ocorrer desde a troca de instalações e de maquinários, até a relação com os fornecedores. A cartilha também dedica outro tópico à gestão financeira de crise. Dividido em oito grupos, aborda a gestão de pessoas, medidas judiciais e uma série de outras avaliações. O acesso pode ser feito através deste link.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS) atua desde 1971 para fomentar e divulgar informações de mercado, tendências, tecnologias e perspectivas econômicas.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui