Intervalo de aplicação da 2ª dose da vacina da AstraZeneca é reduzido para oito semanas no RS

Cosems deve emitir orientação para secretarias municipais de Saúde ainda nesta terça (19). Porto Alegre adota mudança já nesta quarta (20) e vacina pessoas que receberam 1ª até 25 de agosto


0
Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF

Os municípios do Rio Grande do Sul devem adotar a redução no intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca de 12 para oito semanas. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) decidiu em reunião com a Comissão Intergestores Bipartite, e a orientação deve ser emitida às prefeituras pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS-RS) ainda nesta terça-feira (19).

A distribuição das doses ocorrerá na quarta-feira (20). Serão enviadas, na mesma oportunidade, doses de reforço ou para segunda aplicação que estavam reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imonobiológicos (Ceadi). Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá adotar esta mudança já a partir desta quarta-feira (20).

Logo, poderão buscar a segunda dose pessoas vacinadas com o imunizante da Oxford até 25 de agosto. A medida segue a decisão anunciada na sexta-feira (15) pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Antes, já havia sido adotada a redução no prazo entre as doses da vacina da Pfizer, que passou de 12 para oito semanas, em 15 de setembro.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui