Invasão ao Capitólio foi tentativa de golpe e teve Trump como líder, afirma comissão dos EUA

A invasão no Capitólio resultou em cinco pessoas mortas e mais de 100 policiais feridos


0
Foto: Shannon Stapleton / Reuters

A invasão no Capitólio dos Estados Unidos no dia 6 de janeiro foi uma tentativa de golpe de Estado com liderança de Donald Trump, segundo dizem as conclusões iniciais da comissão americana que investiga o caso, reveladas nesta quinta-feira (9). A comissão foi criada há 11 meses, ouviu testemunhas e se debruçou sobre vídeos e milhares de documentos.

Vídeos e depoimentos foram apresentados pelos membros como evidências da ameaça e da atuação de Trump como líder. A comissão pretende reconstituir o que aconteceu no episódio.

Um dos vídeos exibe dois manifestantes, Enrique Tarrio, líder do grupo de extrema direita Proud Boys, e Stewart Rhodes, líder de outro grupo extremista, se articulando para o ato na véspera. Outro mostra que os líderes do Proud Boys saíram do comício de Trump perto da Casa Branca no dia 6, mais cedo. Na conclusão dos investigadores, eles aparentemente saíram para explorar as defesas policiais antes da invasão.

A audiência pública desta quinta-feira abre uma série de pelo menos seis audiências transmitidas na televisão americana. Segundo a comissão, ela representa uma visão geral para demonstrar o significado e a magnitude da invasão ao Capitólio e a suposta culpa do ex-presidente.

A invasão no Capitólio resultou em cinco pessoas mortas e mais de 100 policiais feridos e significou uma mancha na história política dos EUA. Desde a Guerra Civil, o país jamais havia fracassado em realizar uma transferência de poder pacífica.

Fonte: Estadão

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui