Inverno “voltou” ao Rio Grande do Sul

Quarta-feira chuvosa e gelada para os gaúchos. Semana segue com instabilidades.


0
Foto: Divulgação

O mês de agosto voltou a sua programação tradicional com bruscas e radicais mudanças de temperatura. O Rio Grande do Sul teve 32,8ºC na quente tarde da segunda-feira (10). Nessa terça-feira (11), 24 horas depois da marca elevada, a temperatura era de apenas 5ºC em algumas cidades gaúchas.

Nesta quarta-feira, o frio prossegue no Rio Grande do Sul. Do Centro para o Norte do Estado, a chuva que em muitos locais será moderada a forte, não permitirá uma maior elevação da temperatura e vai fazer frio o dia todo. A máxima em Lajeado não passará dos 12ºC.

Na quinta-feira (13), as instabilidades deixam o tempo fechado no Vale do Taquari. Por conta o cenário de umidade as temperaturas tem pouca variação.

Na sexta-feira (14), as instabilidades seguem atuando sobre parte do território gaúcho. Em direção à noite as pancadas de chuva podem ser fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios, principalmente na parte alta do Vale. As temperaturas permanecem amenas e permanece a sensação de frio.

Chuva congelada

A combinação de ar polar com instabilidade trouxe ocorrências de chuva congelada no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (11). Houve relatos da Serra do Sudeste e da fronteira com o Uruguai. O fenômeno que é diferente da neve, pode ocorrer mesmo com temperatura acima de 5°C.

A MetSul Meteorologia recebeu vídeos de chuva congelada em Quaraí, Rosário do Sul e do interior de Pelotas. Em Caçapava do Sul, um dos vídeos mostrava chuva misturada à neve, o que é chamado de “água neve” no Uruguai e na Argentina.

Fonte: MetSul e NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui