Irã afirma ter executado agente iraniano ligado à CIA

Confira as informações do programa Correspondente Independente do meio-dia.


0
Foto: Divulgação Presidência do Irã/Via Reuters

O Irã revelou que executou um ex-funcionário do Ministério da Defesa que vendeu informações para a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), afirmou o Judiciário iraniano nesta terça-feira (14). Reza Asgari havia se ligado à CIA durante seus últimos anos no ministério e vendido à agência norte-americana informações sobre o programa de mísseis do Irã, disse o porta-voz do Judiciário Gholamhossein Esmaili, citado pelo site da Mizan. Ele se aposentou da pasta há quatro anos. Esmaili afirmou que Asgari foi executado na semana passada. Separadamente, Esmaili disse que uma sentença de morte para Mahmoud Mousavi-Majd, um iraniano acusado de espionar para EUA e de Israel, está entre as que ainda devem ser cumpridas. No ano passado, o Irã anunciou que havia capturado 17 espiões que estavam trabalhando para a CIA.

‘Prévia’ do PIB do BC indica alta de 1,31% na economia em maio, a maior desde junho de 2018

Após apresentar forte tombo em abril, a economia brasileira reagiu em maio, segundo números divulgados nesta terça-feira (14) pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou crescimento de 1,31% em maio, na comparação com o mês anterior. O número foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes. De acordo com informações do BC, essa foi a maior alta do indicador desde junho de 2018 – quando a economia voltou a crescer após a greve dos caminhoneiros. Naquele mês, a expansão foi de 3,30%.

Aos 83 anos, morre o professor Eugenio Hackbart, fundador da MetSul Meteorologia

Morreu na noite de segunda-feira (13) o sócio e fundador da MetSul Meteorologia, Eugenio Jaeckel Hackbart. A morte foi comunicada pela família. As causas no entanto, não foram informadas. O velório ocorrerá entre 8h e 16h desta terça-feira (14) na capela 2 da funerária Seewald, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, de onde sairá o cortejo. O sepultamento ocorrerá às 16h30min, no Cemitério Municipal de São Leopoldo. Aos 83 anos, Hackbart deixou a esposa e três filhos.

Lajeado decreta situação de emergência devido aos estragos da enchente

Lajeado decretou situação de emergência na noite desta segunda-feira (13), devido aos estragos causados pela enchente do Rio Taquari dos dias 8 e 9 e 12 e 13 de julho, informa o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari. O município está realizando levantamentos para complementar o decreto através de orçamentos e demais informações. Segundo Fornari, o município fez o decreto e, agora, o Estado fará a classificação do nível da situação de emergência — que pode ser de nível I, II, ou III. RG

Ruas de Lajeado estão todas liberadas

Com o recuo do Rio Taquari após o repique da primeira enchente de julho, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Lajeado informa que nenhuma via está bloqueada pelas águas. Lama, sujeira e entulhos terão que ser removidos em todos pontos pelas equipes de limpeza da prefeitura, no entanto, a trafegabilidade dos trechos que estiveram alagados foi restabelecida.

 

Bombeiros auxiliam mais de 200 famílias no Vale do Paranhana

Passado uma semana da enchente ocorridas no Vale do Paranhana, devido ao rápido aumento nos índices pluviométricos dos rios que banham a região, o comando do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) divulgou um balanço dos salvamentos feitos por suas equipes. O primeiro município a ser atingido foi Três Coroas, que sofreu mais transtornos devido ao rápido crescimento no volume de águas do rio e o consequente alagamento das casas. Outros municípios atendidos pela corporação foram Taquara, Parobé e Igrejinha.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, às 18h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui