Irã tem segundo turno presidencial com eleitores apáticos

Eleições presidenciais no Irã devem repetir primeiro turno, que teve uma baixa participação histórica de eleitores, descrentes no sistema político da ditadura fundamentalista


0
Foto: Tasnim

Os eleitores do Irã estão indo às urnas em um segundo turno para escolher o sucessor do presidente Ebrahim Raisi, que morreu em um acidente de helicóptero em maio, juntamente com o ministro das Relações Exteriores e outras autoridades.

Os dois candidatos que disputam o segundo turno na teocracia islâmica são o ultraconservador Saeed Jalili, 58 anos, linha-dura, ex-negociador com o Ocidente sobre o controverso programa nuclear do Irã, e Masoud Pezeshkian, 69 anos, cirurgião cardíaco e político reformista que foi ministro da Saúde de 2001 a 2005.

A TV estatal iraniana informou que as seções eleitorais abriram suas portas para os eleitores às 8 horas da manhã, horário local. A votação está oficialmente programada para terminar às 18h, mas geralmente é estendida até a meia-noite.

O resultado final será anunciado no sábado, embora números preliminares possam ser divulgados antes. Há cerca de 60.000 seções eleitorais e mais de 61 milhões de eleitores aptos a votar no Irã, em meio a uma população de 85 milhões.

Fonte: DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui