“Isolamento não é abandono”, afirma coordenadora de projeto com atividades na terceira idade

Vida ativa na terceira idade é a pauta para a coordenadora do Projeto Conviver, Beatriz Provin.


0
Foto: Divulgação

Vida ativa na terceira idade é a pauta principal do Papos de Mulher deste sábado (4). Na bancada do programa a apresentadora da atração, Aline Silva, recebe a coordenadora do Projeto Conviver, Beatriz Provin. Ela ressalta como manter a saúde física e mental nesses dias de isolamento social. Beatriz defende que os idosos fiquem em isolamento como forma de evitar o contágio pelo coronavírus, por terem saúde mais frágil. Porém, ela afirma que “isolamento não é abandono”. A coordenadora pede que as famílias deem atenção aos idosos neste momento, tomando os cuidados necessários de segurança sanitária.


ouça a entrevista

 


Em meio à pandemia e ao distanciamento social, Beatriz indica que os idosos façam um planejamento do seu dia para manterem-se ativos. Entre as iniciativas, tomar um café ou chimarrão na frente do fogão com as temperaturas estão em queda, “fazer uma comida gostosa”, dar uma caminhada no sol nas quadras próximas de casa. “Não sair para bater perna no centro, senão vocês vão baterem as botas”, diz ela.

O Projeto Conviver

Professora aposentada da rede estadual e ex-diretora de escola, Beatriz Provin atua no Projeto Conviver há duas décadas. “É um projeto maravilhoso. Eu amo de paixão trabalhar de paixão com o Projeto Conviver”, diz ela, orgulhosa. Ela explica que a iniciativa é voltada ao público acima dos 60 anos. “O objetivo principal do Projeto Conviver é trazer o idoso de volta à sociedade, porque a tendencia do idoso é o isolamento. Ele vai se isolando aos poucos e, mesmo ele não querendo, a sociedade vai excluindo o idoso”, avalia Beatriz.

Entre as ações estão atividades de recreação, entretenimento, exercícios, jogos, músicas e festas “Esse projeto faz com que as pessoas saiam de dentro de casa, parem de ficar na frente do fogão a lenha conversando somente com as pessoas da família e saiam para conviver com outras pessoas”, explica.

Em Lajeado, cada bairro tem um grupo do Projeto Conviver. As atividades ocorrem uma vez por mês, pelo menos. Porém, em função da pandemia de coronavírus, as ações foram suspensas até as condições de saúde melhorem. Beatriz estima que, a partir de setembro, será possível retomar aos poucos os encontros “para que eles possam matar a saúde”. “Isso tudo está fazendo muita falta”, observa.


Estilo, por Douglas Petry

Todo sábado, o consultor Douglas Petry traz um conteúdo especializado em moda, arte, decoração, estilo e bom gosto.

Neste sábado (4), Petry faz um convite: “Vamos aquecer alguém doando uma peça de roupa bem quentinha?”. Ouça o quadro!

 


Papos com quem sabe

No quadro “Papos com quem sabe” deste sábado, a participação da psicóloga Carine Bernhard Duarte, especialista em psicologia clínica, terapia sistêmica e em atendimento individual, casal e família. Na pauta, vulnerabilidade e a coragem. Ouça!

 


Na Cozinha: Sopa de Capeletti da Jane

com Daniel Bortolini

 

Ingredientes

  • 1 pedaço de carne de rês (osso buco ou carne firme)
  • 1 coxa de frango
  • 1 sobrecoxa de frango
  • 1 Macinho de tempero verde
  • 1 Cebola inteira
  • Sal a gosto
  • Capeletti (rês, frango ou misto) – 1 xícara por pessoa em média

Preparo

Em uma panela grande, colocar para ferver as carnes com a cebola, o tempero verde e sal a gosto. Ferver bastante, por pelo menos duas horas. Mexer de ver em quando. Possivelmente será necessário colocar mais água fervente durante o cozimento (tenha sempre água quente pronta para usar). Quando o caldo estiver pronto, colocar o capeletti e deixar ferver por pelo menos mais 30 minutos.

Para servir, caem muito bem umas torradinhas, queijo ralado e um temperinho verde.
Se quiser, retire as carnes da sopa e sirva em separado em outro recipiente.
A imagem é de reprodução, mas vou fazer no fim de semana e postar nas minhas redes sociais. Acompanhe!

Instagram: @doubortolini

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui