IX Conferência Municipal de Assistência Social de Westfália será na quinta-feira

Além de ser oferecida de forma presencial, a conferência também poderá ser acompanhada virtualmente


0
Foto: Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

“Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social” será o tema central da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Westfália. A programação ocorrerá na próxima quinta-feira (19), a partir das 13h, tendo por local a Casa da Oase, no Centro do Município.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social acontece o objetivo de garantir os avanços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e aprimorar a Política de Assistência Social em Westfália, avaliando e apresentando propostas para a área. O evento ocorrerá de forma presencial, mediante inscrição prévia, sendo também transmitido de forma virtual pela página oficial da Prefeitura de Westfália no Facebook.

Nesta edição, o tema central será abordado pela doutora em Serviço Social, Marlene Rosa de Oliveira Fiorotti, que também mediará o debate para a elaboração das propostas, conforme os eixos a seguir:

Eixo 1 – “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sociossistenciais no enfrentamento das desigualdades”.

Eixo 2 – “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Eixo 3 – “Controle social: o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários”.

Eixo 4 – “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.

Eixo 5 – “Atuação do Suas em Situações de Calamidade Pública e Emergências”.

Em virtude da pandemia, é necessário confirmar presença para a IX Conferência Municipal de Assistência Social pelo telefone (51) 3762-4553, ramal 46, ou pelo (51) 9 9597-2255, que também é WhatsApp. Lembra-se ainda que os protocolos de prevenção à Covid-19 devem ser seguidos: uso de máscara de proteção, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social adequado entre os participantes.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio do Departamento Municipal de Assistência Social (Dmas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Pré-conferência

Na manhã desta quinta-feira (12), um momento de pré-conferência foi realizado com integrantes do Cmas e trabalhadores do Suas. De forma virtual, Marlene Fiorotti explanou sobre o tema central da IX Conferência Municipal de Assistência Social e já promoveu o debate e a reflexão entre os participantes.

A diretora do Dmas, Daniela Dahmer Hollmann, destaca que este momento preparatório é fundamental e que o papel dos conselheiros municipais é muito importante, principalmente neste momento. “O estudo e a reflexão são necessários para que conselheiros, trabalhadores do Suas e munícipes possam avaliar e sugerir avanços para o Município, o Estado e a União. A programação é aberta e podem participar munícipes que se inscreverem de forma prévia. Aqueles que preferirem acompanhar de casa, estaremos com transmissão online em tempo real. Portanto, não deixem de prestigiar”, pontuou ela, convidando a todos para mais este importante debate.

No dia 19 de agosto, no período da tarde, não haverá atendimento no Dmas e no Cras em virtude da realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social, oportunidade em que os trabalhadores estarão envolvidos com a programação. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui