JBS de Três Passos tem até sexta-feira para testar funcionários para Covid-19, determina juiz

Até o momento, 165 funcionários da empresa testaram positivo para a doença.


0
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Por decisão da Justiça do Trabalho, a JBS de Três Passos, no Norte do RS, tem até a próxima sexta-feira (3) para testar todos os funcionários da unidade para o coronavírus. Em despacho publicado na última segunda-feira (29), o juiz Ivanildo Vian, negou recurso da empresa e manteve decisão anterior, tomada em junho. Caso a empresa não cumpra a determinação, o juiz estabeleceu multa diária de R$ 100 mil.

Até o momento, 165 funcionários da empresa testaram positivo para a doença, conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT). Um deles faleceu, aos 48 anos, na semana passada. A JBS informou que a empresa não comenta decisões judiciais, mas garantiu que a saúde dos colaboradores é prioridade desde o início da pandemia, e que contratou uma consultoria clínica especializada para traças as ações de prevenção. Todos os funcionários com sintomas gripais e os que tenham testado positivo, além daqueles que estão no grupo de risco, foram afastados.

O juiz, no entanto, salientou a importância da testagem coletiva.

“Simplesmente afastar os trabalhadores sem saber se estão ou não contaminados é permitir que, mesmo aqueles já contaminados, continuem a ter vida quase que normal, sem maiores cuidados de isolamento, o que poderia ensejar uma disseminação ainda maior dos alvos de contágios futuros. A certeza acerca do contágio ou não é forma eficaz para a prevenção e adoção de maiores cuidados de isolamento, seja do trabalhador, como de seus familiares”, aponta na decisão.

Três Passos tem 373 casos confirmados de coronavírus e três mortes.

A Justiça já havia determinado testagem coletiva na JBS de Trindade do Sul. Na AgroAraçá, os trabalhadores foram testados após assinatura de termo de ajuste de conduta (TAC).

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui