Jornalista Sônia Bridi será a palestrante na abertura do evento Crie Smart Cities da Univates

Evento online ocorre de 23 a 27 de agosto e é realizado pela Univates


0
Sônia Bridi profere a palestra de abertura do CRIE Smart Cities “Sustentabilidade, o futuro das cidades inteligentes” (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

Para discutir sobre o futuro das cidades, a Univates realiza, de 23 a 27 de agosto, o Crie Smart Cities, um evento online que tem o objetivo de colocar a comunidade acadêmica no protagonismo desse ecossistema colaborativo, com um espaço para dialogar sobre inventividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação.

A palestra de abertura “Sustentabilidade, o futuro das cidades inteligentes” será proferida pela jornalista Sônia Bridi, que aborda a importância de as cidades serem sustentáveis, o respeito ao ambiente e seus ecossistemas e a correlação dos cidadãos. Sônia Bridi atualmente é repórter especial do Fantástico. A jornalista, premiada e com vasta experiência como correspondente internacional, trabalha na Rede Globo desde os anos 1990. Tem em seu currículo uma trajetória de reportagens e séries de grande repercussão nacional e internacional, como a cobertura da Eco 92. Durante a gravação da série Diário do Clima (2012), Bridi escalou o Kilimanjaro, na África, com 5.642 metros de altura, para mostrar os efeitos do aquecimento global. A jornalista também produziu as séries Planeta Terra: lotação esgotada (2012) e A Jornada da Vida (2014/2016). A atividade será no dia 23 de agosto, às 19h.

Na terça-feira, dia 24 de agosto, às 19h, o evento principal fica por conta do arquiteto Ciro Pirondi. Ele profere a palestra “A cidade como espaço da educação”, que trata da integração entre a escola e a cidade e a transformação de espaços urbanos em territórios de aprendizagem, numa perspectiva social, coletiva e humanizadora. Pirondi é diretor da Fábrica Escola de Humanidades, fundador da Escola da Cidade e diretor da Fundação Oscar Niemeyer. É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Braz Cubas e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunya.

No dia 25 de agosto, quarta-feira, o tema principal serão os exemplos de cidades que adotam ações relacionadas com o conceito de smart cities. Às 16h, o espanhol Josep Piqué apresenta a experiência de Barcelona como uma cidade inteligente na palestra “Knowledge cities on smart cities: the case of 22@Barcelona”. No mesmo dia, às 19h, o ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, apresenta o case da cidade cearense. Na sequência, às 20h, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, apresenta os projetos Lajeado: Pro_Move e Pacto pela PAZ.

A ciência de dados e o futuro das cidades é o foco da palestra principal de quinta-feira, 26 de agosto, às 19h, com participação do pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra. Já na sexta-feira, dia 27 de agosto, às 19h, Luis Lamb, Cláudio Marinho e André Godoy participam do debate Gestão da inovação para cidades inteligentes.

Além da programação principal diária, o Crie Smart Cities terá oficinas, painéis, debates, e a Mostra de Ensino, que contemplam as temáticas: Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Governança das Cidades, Transformações Tecnológicas e Qualidade de Vida. O evento é realizado em parceria com o Pro_Move Lajeado e o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Univates.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em www.univates.br/criesmartcities. Ao acessar a programação, deve-se selecionar a atividade na qual quer participar. É possível selecionar mais de uma atividade e também atividades em dias diferentes. Após escolher as atividades, deve-se clicar no botão “inscreva-se”, na barra roxa na parte inferior da página, para finalizar a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@univates.br. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui