Jovem de Taquari, aprovada em cinco universidades dos EUA e Canadá, busca ajuda financeira

Jaqueline Pereira (23) vai para Ithaca College, onde ganhou bolsa, mas precisa cobrir hospedagem, alimentação e plano de saúde no primeiro ano de faculdade


0
Jaqueline Pereira, de 23 anos, moradora do município de Taquari, estudará na Ithaca College, nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal Divulgação)

O sonho em estudar fora do país está há alguns passos de se tornar realidade na vida de Jaqueline Pereira, de 23 anos, moradora do município de Taquari. A estudante já cumpriu a etapa mais difícil do processo: foi aprovada em cinco universidades dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá, e escolheu a Ithaca College, no Estado de Nova York, onde ganhou uma bolsa integral para cursar cinema. Mas mesmo não tendo custos com os estudos, a jovem busca ajuda financeira para bancar outros gastos no primeiro ano de faculdade, como hospedagem, alimentação e plano de saúde. O montante necessário para isso é cerca de R$ 10 mil dólares, o equivalente há aproximadamente R$ 50 mil.


ouça a reportagem

 


O valor do primeiro semestre a estudante juntou durante dois anos, e obteve o suficiente para o início do curso. Porém, precisa de ajuda para se bancar no segundo semestre, que começa em maio de 2022, já que a previsão para início dos estudos nos EUA é a partir do ano que vem. “Como você tem que morar dentro da universidade, os custos acabam sendo um pouco mais altos. Então, o dinheiro que preciso é para o segundo semestre, porque depois disso, eu posso conseguir um trabalho que se chama assistente de residência”, explica. Depois desse período, o emprego garantirá, em forma de pagamento, a hospedagem e alimentação da jovem e outros 200 alunos da universidade.

A estudante conta que a escolha pela Ithaca College foi fácil, pois desde o início almejava fazer parte da instituição e receber a bolsa de estudos aumentou o desejo. “É uma das melhores universidades de cinema dos EUA e tem muitos professores e alunos que estudaram lá, e hoje são grandes nomes do cinema americano e mundial”, relata.

Os outros locais em que Jaqueline foi aprovada foram Columbia College Chicago; Woodbury University; Colorado University Denver e Concordia University. No Vale do Taquari, Jaqueline chegou a cursar Comunicação Visual na Univates, e agora pretende seguir carreira na área do cinema. “Sempre fui apaixonada por cinema, é uma coisa que tenho muita habilidade para fazer, sempre tive, e é um sonho que está perto de se concretizar.”

A jovem se formou no Ensino Médio em 2015 e durante toda sua vida frequentou escola pública. Aprendeu inglês sozinha e, em 2018, foi fazer intercâmbio de Au Pair nos Estados Unidos, com dinheiro que conseguiu vendendo bolo de potinho. Em 2020, decidiu correr atrás do seu meu maior sonho: estudar fora do país. “Eu achava que estudar fora era um processo muito caro e que era impossível, ou só quem era super, mega inteligente conseguia”.

Mas Jaqueline não desistiu, buscou informações, estudou e conseguiu ser aprovada nas cinco universidades dos EUA e Canadá. “Eu fiz tudo o que tinha ao meu alcance para que isso pudesse acontecer”, destaca. Agora que já encontrou o caminho, a estudante também se coloca a disposição para ajudar outras pessoas que sonham em cursar faculdade fora do país, mas que não sabem por onde começar. Ela auxilia com contatos e informações sobre como proceder.

Universidades aprovadas

– Ithaca College USD44,600 de bolsa;

– Columbia College Chicago USD 4500,00 de bolsa;

– Woodbury University USD10,000 de bolsa;

– Colorado University Denver (sem bolsa);

– Concordia University (sem bolsa).

Como ajudar Jaqueline

Quem deseja ajudar Jaqueline a realizar seu sonho de estudar fora do país, pode fazer depósitos, no valor que preferir, para seu CPF, que é a chave Pix: 037.742.850-71, ou entrar em contato com a estudante através do Instagram @jaquejtp.

Jaqueline escolheu a Ithaca College, no Estado de Nova York, para cursar cinema (Foto: Arquivo Pessoal Divulgação)

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui