Jovem Dionísio é a única banda no top 50 do Brasil e a primeira a liderar o ranking desde 2018

Parada de streaming é dominada por artistas solo e duplas. 'Acorda, Pedrinho' é um feito raro que não ocorria desde 'Meu abrigo', do Melim


0
Foto: Divulgação

A história de “Acorda, Pedrinho” é toda inusitada. A letra, inspirada em um senhor que dormia e jogava sinuca em um bar em Curitiba, e o som, pop alternativo, fogem da curva das paradas. E mais: a chegada de uma banda em 1º lugar é um feito raro no ranking de streaming do Brasil.

O quinteto curitibano Jovem Dionísio, com formação ao estilo do século passado, que inclui vocalista, baixista, baterista, guitarrista e tecladista, é a única banda no top 50 diário nacional do Spotify hoje.

É preciso ir além do ranking de 50 faixas apresentado no aplicativo e ir buscar o top 200, disponível só no site Spotify Charts, para achar a próxima banda: a americana Imagine Dragons, lá na 80ª posição, com “Enemy”.

A última vez que uma banda chegou ao topo do Spotify no Brasil foi em agosto de 2018, quando “Meu Abrigo”, do trio fluminense Melim, ficou no número 1 durante dois dias.

Como “Acorda, Pedrinho” está há seis dias em primeiro lugar, ela já tirou facilmente o posto de “Meu abrigo” de faixa de uma banda que mais tempo liderou o ranking de streaming no país.

Tanto o Melim quanto o Jovem Dionísio têm influências de pop-rock, estilo em que o formato de banda é mais comum e que caiu nas paradas do Brasil desde a década passada. Sertanejo, funk e forró são os campeões.

Das 94 músicas que já chegaram ao primeiro lugar do Spotify no Brasil desde que o ranking começou a ser divulgado, em janeiro de 2017, apenas duas são de bandas. As outras 92 duplas ou artistas solo. Veja a lista abaixo. Ela considera os artistas principais de cada lançamento, no caso de parcerias.

Algumas observações: Barões da Pisadinha é uma dupla de forró, não uma banda. O formato de banda também não se encaixa no Major Lazer, trio de DJs que teve hits com Anitta e Pabllo Vittar no Brasil, e no grupo vocal Blackpink, que gravou “Sour candy” com Lady Gaga.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui