Jovens de Lajeado tem prazo para alistamento militar prorrogado até o fim de agosto de forma presencial

Procedimento é obrigado e foi estendido para todo o Rio Grande do Sul em função da catástrofe de maio deste ano


0
Renata Wais (Foto: Gilson Lussani)

Jovens nascidos em 2006 poderão fazer o alistamento militar até o dia 31 de agosto. O prazo foi prorrogado no Rio Grande do Sul em função das enchentes de maio deste ano. A coordenadora da Junta Militar de Lajeado, Renata Wais, concedeu entrevista ao programa Panorama desta terça-feira (2) e reforçou que o procedimento é obrigatório e deve ser feito de forma presencial na unidade do município.

O prazo anterior expirava no dia 30 de junho. No entanto, em razão da catástrofe que ocorreu no início de maio deste ano no RS, foi estabelecida a data de 31 de agosto para que os jovens nascidos em 2006 façam o procedimento de forma presencial. “Muitas pessoas perderam documentos e casas e não conseguiram acessar a internet”, explicou Renata Wais.

A coordenadora da Junta Militar relatou que o alistamento militar é obrigatório. Quem não comparecer poderá ter problemas para emitir passaporte, título de eleitor e carteira de identidade, para participar de concurso público e até mesmo na efetivação em assinar contrato de trabalho. “Tem muita gente que acha que é bobagem, que não vai acontecer nada, mas implica em muitas situações bem ruins para quem não tem a documentação”, considerou.

A expectativa é que mais de 500 alistamentos sejam feitos em 2024 na Junta Militar de Lajeado. As entrevistas ocorrem de 10 a 16 de outubro. Renata Wais lembrou que a primeira chamada contempla cerca de 200 jovens e normalmente de 80 a 100 são efetivamente incorporados e permanecem servindo.

O alistamento militar presencial em Lajeado deve ser feito na unidade localizada na Rua Francisco Oscar Karnal 218/303, no Centro. O atendimento ocorre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, de segunda à quinta-feira. Nas sextas-feiras, das 8h às 12h. O contato telefônico pode ser feito pelos telefones 3982-1027 ou 9 9736-1559.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui