Lágrimas no Vale: “Nunca, em tão pouco tempo, noticiei tantas mortes na nossa região”

Opinião, os bastidores da política e as notícias "quentes" da região na Coluna do Fabiano Conte


1
Foto: Pixabay

Muita dor

Nossos corações estão amargurados, nossas lágrimas escorrem com mais facilidade pelo rosto, nossa voz fica embargada toda vez que falamos das mortes pela Covid. Nunca, em tão pouco tempo, noticiei tantas mortes na nossa região; nunca em tão pouco tempo, li tantas notas de falecimento; nunca em tão pouco tempo fiquei sabendo de tantas pessoas próximas e conhecidas que perderam a vida para a Covid. E isto dói.


Angústia

Todo dia tem um relato novo que nos emociona. Minha filha tem uma colega cujo pai é médico e ela contou nesta semana que nunca tinha visto seu pai chorar. O profissional não conseguiu segurar as lágrimas e isto não é fraqueza, diante dos inúmeros casos de mortes pela Covid no hospital. Um amigo contou que tem uma vizinha médica e nesta semana ela chegou aos prantos em casa porque havia intubado uma moça de 29 anos, e soube-se depois que veio a óbito no dia seguinte. São dois pequenos relatos de profissionais de Lajeado. Imagino quantos outras angustiantes e tristes histórias teríamos para contar dos milhares profissionais de saúde que diariamente perdem vidas em seus braços.


Curtas:

  • Uma comunidade enlutada. Assim está Encantado, com o falecimento, nesta sexta-feira, do prefeito Adroaldo Conzatti. Externamos nossos sentimentos e votos de que a família, amigos e todos encantadenses tenham força, neste momento.
  • Prefeito Marcelo Caumo (PP), de Lajeado, está propondo um consórcio entre municípios da região para realizar a obra de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. O vice-prefeito de Estrela, João Schäfer, que está a frente do município em função do titular, Elmar Schneider, estar internado com Covid-19, concorda com a ideia. Schäfer defende um debate amplo para qualificar a mobilidade regional. O tema deve render ainda.
  • Em Estrela a situação não está muito diferente. Há muita apreensão por parte da comunidade sobre o estado de saúde do prefeito. Elmar Schneider precisou ser levado as pressas para um hospital de Porto Alegre. Sua assessoria confirmou que o estado do prefeito é razoável e que em breve poderá ser liberado do hospital. Assim esperamos.
  • Progressistas de Lajeado não entenderam ainda por que o presidente da Câmara de Vereadores, Isidoro Fornari, não trocou a assessoria do poder legislativo, muitos ligados ao MDB e ao PT. São cargos de competência do presidente.
  • Travesseiro completa hoje, dia 20, 29 anos de emancipação. Um dos prósperos municípios do nosso Vale do Taquari.
  • A situação da ponte na BR-386 tende a demorar muito mais tempo do que o previsto antes de termos uma solução definitiva.
  • Prefeitura e Câmara de Vereadores querem saber quem vai ajudar a pagar os prejuízos causados nas estradas do interior de Estrela, hoje, rota viável e mais rápida para os veículos de maior porte e que não podem passar na ponte interditada da BR-386.
  • Faltou sensibilidade a EGR ao realizar obras na RST-453, sentido Venâncio Aires, justo nesta semana em que caminhões precisaram usar este desvio como alternativa à BR-386. A tranqueira foi grande.

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui