Lajeado agora conta com delegacia para crimes contra animais

Órgão vai funcionar junto à Delegacia de Polícia de Lajeado de segunda a sexta


0
Delagado Marcio Moreno, prefeito Marcelo Caumo, diretor do Departamento de Polícia do Interior delegado Heraldo Chaves Guerreiro e a  secretária estadual Regina Becker (Foto: Caroline Silva)

Lajeado é o segundo município do Vale do Taquari a receber o “Selo de Delegacia Amiga dos Animais” e inaugurou nesta terça-feira (17) o Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais, com os quais principalmente os crimes contra os animais serão tratados com maior urgência e particularidade. Em junho, o município de Estrela inaugurou o mesmo órgão.

A solenidade de inauguração ocorreu na sede da Delegacia de Polícia de Lajeado, e contou com diversas autoridades tanto do Poder Judiciário, Brigada Militar, como do Poder Executivo e Legislativo de Lajeado, além da secretária estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Regina Becker. O prefeito Marcelo Caumo e a vice-prefeita Gláucia Schumacher, também participaram do ato.

O titular da Delegacia de Polícia de Lajeado, delegado Márcio Moreno, diz que o cartório é fruto de uma união de esforços, que começou em maio deste ano. “Nós queríamos adquirir um projeto institucional e existia todo um protocolo a ser atendido. Tivemos muitas reuniões ao longo dos últimos meses. A polícia não consegue agir sozinha, precisamos de uma rede de apoio muito forte e a opção foi que essa rede tivesse composta para a inauguração deste cartório”, explica.

O delegado também fala que a comunidade colabora bastante com as denúncias de maus tratos a animais, e que em breve a delegacia irá disponibilizar um ambiente virtual para registros de ocorrências de forma anônima. “Levo isso com muita responsabilidade e agradeço a colaboração da comunidade. Em breve teremos um formulário on-line que a comunidade vai poder denunciar de forma anônima, podendo inserir fotos e vídeos, em um ambiente sigiloso”, comenta.

Casa de atendimento

O prefeito Marcelo Caumo disse em seu pronunciamento que a secretaria municipal de Meio Ambiente deve inaugurar um espaço para atendimentos de animais em situação de maus-tratos. “Estamos finalizando junto com a secretaria de Meio Ambiente o projeto de uma casa que possa receber e fazer os primeiros procedimentos nos animais que necessitem de um atendimento mais especializado”, garante.

Funcionamento

O cartório vai funcionar junto à Delegacia de Polícia de Lajeado, na Rua João Batista de Melo, 509, centro, no mesmo horário de funcionamento da DP, de segunda a sexta. Os registros com maior urgência podem seguir sendo feitos durante 24h na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lajeado.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui