Lajeado aguarda definição sobre volta às aulas para os próximos dias

Plano é aplicar testes de Covid-19 nos alunos no período de 15 a 18 de julho.


0
Proposta envolve alunos concluintes do Ensino Médio (Foto: Pixabay)

A proposta de retomada das aulas em Lajeado pode ter definições na semana que começa neste domingo (5). É o que espera a Prefeitura de Lajeado, que encaminhou, ao governo do Rio Grande do Sul, um pedido para voltar com os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio. Há pelo menos 160 estudantes do município nesta condição. Lajeado é, até o momento, o único município gaúcho a ter encaminhado a solicitação ao Estado.

Em transmissão ao vivo, pelas redes sociais, realizada na noite deste domingo, o prefeito Marcelo Caumo destacou a sistemática a ser adotada – caso o Piratini permita a retomada das aulas. No primeiro momento valeria apenas para os colégios privados. A ideia é aplicar testes de Covid-19 nos estudantes, no período de 15 a 18 de julho, e, dependendo dos resultados, encaminhá-los para a sala de aula.

Duas semanas depois, neste modelo, eles voltariam a ser testados. “Para conhecer a circulação ou não do vírus”, de acordo com o prefeito. Ainda segundo Caumo, o envio dos alunos aos educandários seria opcional. “Seriam aulas presenciais para as famílias que se sintam à vontade de levar os seus filhos para a escola”.

A partir dos resultados da segunda rodada a Prefeitura de Lajeado pretende ampliar a possibilidade de circulação dos alunos nas escolas, caso se perceba baixa circulação do vírus. “A partir dos dados, apresentar o que temos ao Estado e projetar outras séries que possam retomar as atividades”, explicou o prefeito.

No sábado (4) o prefeito conversou, por telefone, com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. No contato foi dito que a Secretaria Estadual de Educação deve procurar a administração para solicitar documentos e, por fim, se posicionar sobre o assunto.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui