Lajeado amplia grupos prioritários de comorbidades para vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira

Será usada a nova remessa de vacinas que chegou a Lajeado na última sexta-feira, com 1.480 doses


0
Foto: Fernando Dias / Divulgação

Nesta terça-feira (4), Lajeado ampliará os grupos prioritários de comorbidades para receberem a vacina contra a Covid-19. Será usada a nova remessa de vacinas AstraZeneca que chegou a Lajeado na última sexta-feira (30), que destinou 1.480 doses para pessoas com comorbidades ou deficiência. Neste primeiro dia destinado a comorbidades, serão atendidas gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos, pessoas com diabetes de 55 a 59 anos e pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos. (Veja abaixo os documentos que devem ser apresentados)

Não há mais doses disponíveis para vacinação de profissionais da saúde. À medida que chegarem novas doses ao município, serão ampliados os grupos prioritários de comorbidades, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacinação de idosos nascidos até o ano de 1961 continua sendo feita, e segundas doses apenas da vacina Oxford/AstraZeneca para qualquer grupo. Não há vacinação de segunda dose de Coronavac porque ainda não há doses disponíveis.

Para agilizar o atendimento dos próximos grupos de comorbidades, a Secretaria Municipal da Saúde fará um documento padrão a ser preenchido pelo médico para indicar a comorbidade do seu paciente. O documento está sendo elaborado e servirá para facilitar a identificação das pessoas com comorbidades e padronizar o atendimento no local da vacinação, facilitando a identificação por parte da equipe de vacinadoras.

Quem pode se vacinar

– Idosos com 60 anos ou mais (nascidos até o ano de 1961, inclusive este)

– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos

– Pessoas maiores de 18 anos que façam hemodiálise (serão vacinadas em local específico, não devem procurar os pontos de vacinação)

– Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos que têm alguma comorbidade – Apresentar identidade, carteira de gestante que indica a comorbidade existente ou atestado informando a comorbidade.

– Pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema.

– Diabéticos de 55 a 59 anos – Apresentar documento de identidade e atestado médico ou prescrição médica de até um ano do medicamento contínuo utilizado.

– Não há mais doses disponíveis para profissionais da saúde.

– Não há vacinação de segunda dose para Coronavac porque o município ainda não recebeu doses.

– Vacinação de segunda dose para Oxford continua.

Locais de vacinação

– Local 1: Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, Bairro Alto do Parque). Será exclusivamente no modo drive-thru. Os veículos deverão acessar o parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil); das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

– Local 2: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas, na Rua Coronel Júlio May, s/nº, Bairro Centro). O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela Rua Coronel Júlio May, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. AI/RC

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui